Células enterocromafins ativadas por interleucina-33 promovem a liberação de serotonina para a homeostase intestinal
28 de junho de 2021
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Autores: Gabriela Crispim Baiocchi e Luiz Felipe L. de Araujo 

Editado por: Vânia Bonato

Referência: CHEN, Zuojia et al. Interleukin-33 Promotes Serotonin Release from Enterochromaffin Cells for Intestinal Homeostasis. Immunity, v. 54, n. 1, p. 151- 163.e6, 2021.

Células enterocromafins (EC) são um tipo especializado de células epiteliais intestinais capazes de produzir serotonina (5-HT) em resposta a microbiota intestinal, estimulação mecânica, e metabólitos (BELLONO et al., 2017).

Embora o papel das células enterocromafins no reconhecimento de estímulos ambientais e produção de 5-HT para homeostase seja descrito na literatura, pouco se sabe sobre o reconhecimento de sinais imunológicos e indução de respostas neuroendócrinas (CHEN et al., 2021). Desse modo, o trabalho de Chen et al., publicado na Immunity em janeiro de 2021, buscou investigar IL-33, uma alarmina liberada mediante dano tecidual, que promove indução de resposta do tipo 2 e eliminação de parasitas (LIEW; GIRARD; TURNQUIST, 2016), avaliando o possível papel da IL-33 e das células enterocromafins na expulsão do parasita intestinal Trichuris muris.

Em um estudo recente, haviam mostrado que a administração de IL-33 exógena conferia proteção a camundongos deficientes em resposta imune do tipo 2, que eram suscetíveis à infecção por T. muris, sendo a proteção dependente do aumento da motilidade intestinal, evidenciando assim uma potencial nova função da IL-33 no clearance parasitário independente de uma via do sistema imune. De modo a elucidar os subtipos celulares que respondiam a IL-33, foi realizada a deleção condicional de seu receptor, ST2, sendo possível observar a perda na motilidade intestinal apenas quando as células epiteliais tinham o receptor depletado. Tendo em vista a necessidade de neurônios entéricos para que ocorram movimentos peristálticos, foi testada a hipótese que as células epiteliais intestinais ativem os neurônios através da liberação de serotonina (5-HT) induzida por IL-33. Por meio da administração de IL-33 em camundongos com deleção da triptofano hidroxilase 1 (enzima necessária na síntese de 5-HT), não foi observada secreção de 5-HT e motilidade intestinal. Em consonância, os resultados sugeriam que a IL-33 promovia a motilidade induzindo a secreção de 5-HT por células epiteliais.

Como descrito em outros estudos, as células enterocromafins (EC) são a principal fonte de 5-HT na periferia (GERSHON, 2013; GERSHON; TACK, 2007). Com o objetivo de avaliar se estas células eram responsáveis pela produção de 5-HT induzidas por IL-33 no intestino, foram utilizados camundongos com deleção específica de ST2 em células EC (ChgacreER-GFPIl1rl1fl/fl), sendo possível observar a perda da capacidade de liberação de 5-HT após a administração de IL-33. Avançando na elucidação dos mecanismos moleculares envolvidos neste processo, os autores encontraram que apenas a sinalização do eixo IL-33-ST2 não era suficiente para a secreção de serotonina, sendo proposta a participação de um receptor sensorial em conjuntamente ao eixo IL33-ST2. Dentre os receptores presentes nas células enterocromafins, o potencial transitório do receptor anquirina 1 (TRPA1) apresenta sinergia com IL-33 na ativação e liberação de 5-HT. Em específico, foi identificada a cascata de sinalização intracelular entre IL-33-ST2 e TRPA1, onde a fosforilação da fosfolipase C-gama 1 (PLC-γ1) é necessária para liberar os estoques de Ca2+ intracelulares presentes no retículo endoplasmático para a ativação do TRPA1.

Por fim, buscando confirmar se tal processo era conservado em células humanas, os autores diferenciam células-tronco pluripotentes induzidas em organoides de células enterocromafins. Nas culturas de organóides, eles validam que em resposta a IL-33 ocorria aumento na fosforilação de PLC-γ1 e liberação de 5-HT, enquanto o bloqueio de TRPA1 reduzia a secreção de 5-HT. Em conclusão, o estudo mostra os mecanismos moleculares e celulares pelos quais a IL-33 induz a secreção de 5-HT por células EC no intestino.

 

Figura 1. Sinalização de IL-33-ST2 estimula a liberação de 5-HT a partir de células de enterocromafins. No presente estudo, Chen et al. (2021) mostraram que em resposta a uma infecção parasitária por T. muris, a IL-33 liberada se liga ao seu receptor, ST2, nas células EC. A sinalização do eixo IL-33-ST2 em células EC leva a fosforilação de PLC- γ1, o que acarreta à liberação de Ca2+ intracelular presente no retículo endoplasmático. O Ca2+ intracelular, por sua vez ativa os receptores sensoriais TRPA1, aumentando o influxo de Ca2+, o que promove a liberação de 5-HT. A 5-HT secretada estimula os neurônios entéricos, regulando assim o peristaltismo intestinal por meio da ativação mediada pelo receptor de 5-HT. O aumento na motilidade intestinal facilita a expulsão do parasita e eventual eliminação do trato gastrointestinal.

 

 

BELLONO, Nicholas W.; BAYRER, James R.; LEITCH, Duncan B.; CASTRO, Joel; ZHANG, Chuchu; O’DONNELL, Tracey A.; BRIERLEY, Stuart M.; INGRAHAM, Holly A.; JULIUS, David. Enterochromaffin Cells Are Gut Chemosensors that Couple to Sensory Neural Pathways. Cell, v. 170, n. 1, p. 185- 198.e16, 2017.

CHEN, Zuojia et al. Interleukin-33 Promotes Serotonin Release from Enterochromaffin Cells for Intestinal Homeostasis. Immunity, v. 54, n. 1, p. 151- 163.e6, 2021.

GERSHON, Michael D. 5-Hydroxytryptamine (serotonin) in the gastrointestinal tract. Current Opinion in Endocrinology, Diabetes and Obesity, v. 20, n. 1, p. 14–21, 2013.

GERSHON, Michael D.; TACK, Jan. The Serotonin Signaling System: From Basic Understanding To Drug Development for Functional GI Disorders. Gastroenterology, v. 132, n. 1, p. 397–414, 2007.

LIEW, Foo Yew; GIRARD, Jean Philippe; TURNQUIST, Heth Roderick. Interleukin-33 in health and disease. Nature Reviews Immunology,, v. 16, n. 11, p. 676–689, 2016.

PUBLICADO POR
Vânia Bonato
Colunista Colaborador
ver todos os artigos desse colunista >
OUTROS SBLOGI
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação Bonato
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação Bonato
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação Bonato
29 de agosto de 2025