Faça a diferença na imunologia – Pergunte-me como!
27 de abril de 2023
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Por: Luara Isabela dos Santos

Pesquisadora colaboradora (FIOCRUZ-MG), Coordenadora e professora das disciplinas de Imunologia e de Genética aplicadas à Medicina na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG)

 

Quando fui convidada para escrever um texto sobre a importância da imunologia na saúde pública eu fiquei muito empolgada e ao mesmo tempo enlouquecida. É tanta coisa para falar que eu fiquei com a sensação de ficar andando em círculos. 

Eu poderia falar sobre as vacinas e como elas revolucionaram o mundo desde a sua invenção... As doenças deixaram de dizimar a população ao ponto de as pessoas esquecerem que aquelas doenças existem! Isso não é louco? 

Eu poderia falar sobre como o conhecimento da resposta imunológica proporciona transplantes bem-sucedidos e como isso faz diferença diariamente. Só de imaginar que as pessoas nem sabiam o que era a rejeição de transplantes já seria uma grande história. 

Eu poderia falar sobre como o diagnóstico utilizando ferramentas imunológicas está presente no nosso cotidiano. Não é lindo saber que você pode procurar por um antígeno e/ou um anticorpo e saber se essa pessoa está ou foi contaminada? 

Eu poderia falar em como a imunologia tem revolucionado vários tratamentos através da imunoterapia. Sabe aquelas condições que não existia tratamento ou que o paciente não respondia a nenhuma droga existente? Geralmente, a solução está na imunoterapia e isso tem revolucionado a vida de muitas pessoas com síndromes raras. 

Já pararam para pensar nisso tudo? Eu poderia continuar uma lista enorme só falando de todas as maravilhas que a imunologia tem proporcionado na nossa vida. Mas, então eu percebi a nossa vulnerabilidade. 

Eu sei que quando falamos da resposta imune e da importância dela na saúde pública muitas vezes estamos falando para as pessoas que enxergam toda essa beleza. Talvez você não saiba todas as aplicações e nem todos os mecanismos, mas sabe da importância da vacinação, da avaliação da compatibilidade de transplantes, da relevância de um diagnóstico acurado e da maravilha de atender aos casos raros. 

Você que nos lê agora deve ficar tão empolgado quanto eu. E qual o problema? Não estamos conseguindo ultrapassar a bolha e vencer as Fake News. 

No início de uma campanha de gripe temos pessoas que se recusam a vacinar, dizem que a vacina vai causar reações, vai ser “O” problema. Essas pessoas não entendem a importância da vacinação que, para a nossa bolha, é óbvia. Então, para o Dia da Imunologia eu queria te fazer um convite. Na verdade, uma convocação: fure a bolha. Fale com quem puder o quanto a imunologia está presente nas nossas vidas. Fale o quanto você acha mágico ser vacinado. Fale o quanto você está feliz por ter tantas oportunidades de viver bem graças ao conhecimento adquirido sobre a resposta imune. Fure a bolha! Gere um meme. Reverta a Fake News que tiver perto de você. Faça a diferença. 

É no dia a dia, em cada passo, que nós, junto com a imunologia, revolucionamos a saúde pública. Junte-se a nós. 

Viva a imunologia e todos os imunologistas! Viva a diferença que você faz no mundo!

 

 

 

 

- Cada artigo publicado no SBlogI é independente e de responsabilidade do próprio autor.

 

PUBLICADO POR
SBI Comunicação
Colunista Colaborador
ver todos os artigos desse colunista >
OUTROS SBLOGI
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024
Desvendando a resposta antitumoral: Células TCD8+ utilizam a rota do NKG2D no combate a tumores cerebrais
SBI Comunicação
24 de janeiro de 2024
Células T CD8+ virtuais de memória na alopecia areata: um desafio cabeludo
SBI Comunicação
28 de novembro de 2023