"Psycho-Neuroendocrine-Immune Interactions in Covid-19: Potential Impacts on Mental Health"
29 de maio de 2020
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Artigo de revisão, publicado na revista científica Frontiers in Immunology, aborda como o SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19, pode levar a alterações psiquiátricas, considerando diferentes hipóteses. A publicação é oriunda da cooperação entre  Laboratórios e Núcleos de pesquisa da Universidade Federal Fluminense e Fiocruz/RJ.

A discussão possui uma abordagem transdisciplinar, perpassando pelo cenário celular e molecular possivelmente envolvidos nestes desfechos da doença. Em resumo, a relação entre alterações imunológicas, principalmente no que diz respeito a "cytokine storm" observada em pacientes com Covid-19, e o possível comprometimento do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), incluindo o desequilíbrio na regulação do cortisol (hormônio do estresse), foram os principais aspectos pontuados acerca de possíveis mecanismos para o desenvolvimento das manifestações psiquiátricas observadas nos pacientes com a doença.

Outro assunto importante discutido pelo grupo aborda questões sobre o impacto do isolamento social, fundamental neste momento, na saúde mental de indivíduos infectados ou não infectados, podendo levar ao desenvolvimento de transtornos mentais. Neste contexto, também é discutida a urgência de reunir esforços para a pesquisa transdisciplinar nesse campo, a fim de mitigar a pandemia de saúde mental que está por vir.

Autores: Ícaro Raony, Camila Saggioro de Figueiredo, Pablo Pandolfo, Elizabeth Giestal-de-Araujo, Priscilla Oliveira-Silva Bomfim e Wilson Savino.

Referência Bibliográfica: Raony Í, de Figueiredo CS, Pandolfo P, Giestal-de-Araujo E, Oliveira-Silva Bomfim P and Savino W (2020). Psycho-Neuroendocrine-Immune Interactions in COVID-19: Potential Impacts on Mental Health. Front. Immunol. 11:1170. doi: 10.3389/fimmu.2020.01170

O artigo completo pode ser lido neste link.

PUBLICADO POR
SBI Comunicação
Colunista Colaborador
ver todos os artigos desse colunista >
OUTROS SBLOGI
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024