Série "Aprenda Imunologia" - Estudo duplo cego randomizado: o que é isso?
21 de outubro de 2022
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Por: Sociedade Brasileira de Imunologia

Esse nome complexo se dá a um método de pesquisa científica utilizado nas últimas fases de estudo de novas terapias ou medicamentos. Quando buscamos novas terapias, temos que garantir que elas apresentem uma eficácia verdadeira e demonstrá-la com dados, para  garantir sua aprovação.

Para isso, é necessário que o estudo não tenha nenhum viés ou interferência consciente, ou inconsciente, tanto do pesquisador, quanto do paciente que se voluntariou para participar da pesquisa.

A partir disso, entra a primeira parte do nome estranho que apresentamos a vocês: estudo duplo cego. Caso o objeto de estudo seja um novo fármaco, os voluntários serão divididos em dois grupos, um que receberá o novo fármaco, e outro que receberá uma substância sem eficácia terapêutica inócua, que chamamos de placebo. Porém, o pesquisador e o paciente não saberão o que cada um está recebendo, evitando assim possíveis interferências  psicológicas nos resultados e na confiabilidade dos testes.

Já o estudo randomizado indica que os dois grupos serão formados aleatoriamente, sem que aconteça uma escolha de voluntário por alguma característica ou condição específica. Isso garante, por exemplo, que o pesquisador não escolha pacientes mais saudáveis com a finalidade de mostrar bons resultados para o fármaco em teste, ou seja: evita que os resultados da pesquisa sejam manipulados!

Esses critérios para realização de pesquisas clínicas – envolvendo humanos – são essenciais para garantir resultados precisos que correspondem à realidade, fazendo assim com que chegue ao mercado apenas produtos e terapias seguros e eficazes, trazendo benefícios para a população.

PUBLICADO POR
SBI Comunicação
Colunista Colaborador
ver todos os artigos desse colunista >
OUTROS SBLOGI
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025