Série "Aprenda Imunologia" - Estudo duplo cego randomizado: o que é isso?
21 de outubro de 2022
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Por: Sociedade Brasileira de Imunologia

Esse nome complexo se dá a um método de pesquisa científica utilizado nas últimas fases de estudo de novas terapias ou medicamentos. Quando buscamos novas terapias, temos que garantir que elas apresentem uma eficácia verdadeira e demonstrá-la com dados, para  garantir sua aprovação.

Para isso, é necessário que o estudo não tenha nenhum viés ou interferência consciente, ou inconsciente, tanto do pesquisador, quanto do paciente que se voluntariou para participar da pesquisa.

A partir disso, entra a primeira parte do nome estranho que apresentamos a vocês: estudo duplo cego. Caso o objeto de estudo seja um novo fármaco, os voluntários serão divididos em dois grupos, um que receberá o novo fármaco, e outro que receberá uma substância sem eficácia terapêutica inócua, que chamamos de placebo. Porém, o pesquisador e o paciente não saberão o que cada um está recebendo, evitando assim possíveis interferências  psicológicas nos resultados e na confiabilidade dos testes.

Já o estudo randomizado indica que os dois grupos serão formados aleatoriamente, sem que aconteça uma escolha de voluntário por alguma característica ou condição específica. Isso garante, por exemplo, que o pesquisador não escolha pacientes mais saudáveis com a finalidade de mostrar bons resultados para o fármaco em teste, ou seja: evita que os resultados da pesquisa sejam manipulados!

Esses critérios para realização de pesquisas clínicas – envolvendo humanos – são essenciais para garantir resultados precisos que correspondem à realidade, fazendo assim com que chegue ao mercado apenas produtos e terapias seguros e eficazes, trazendo benefícios para a população.

PUBLICADO POR
SBI Comunicação
Colunista Colaborador
ver todos os artigos desse colunista >
OUTROS SBLOGI
A Imunologia em tempos de crise sanitária: por que é fundamental desenvolvermos esta ciência?
SBI Comunicação
21 de outubro de 2022
Série "Aprenda Imunologia" - Você sabe o que é método científico?
SBI Comunicação
21 de outubro de 2022
Série "Aprenda Imunologia" - Pandemia, epidemia ou endemia? Qual a diferença entre elas?
SBI Comunicação
21 de outubro de 2022