Série "Aprenda Imunologia" - Pandemia, epidemia ou endemia? Qual a diferença entre elas?
21 de outubro de 2022
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Por: Sociedade Brasileira de Imunologia

 

Desde 2020, a palavra pandemia esteve ecoando entre a população, mas, em algum momento, todos já ouviram alguma vez as palavras epidemia e endemia. Afinal, qual a diferença entre elas? Em geral, é muito simples: o que diferencia esses termos, é a escala de contaminação da doença em questão.

Essas palavras são conceitos derivados da epidemiologia, a ciência responsável por estudar os fenômenos envolvendo saúde, doenças e suas interações com as populações humanas, ou seja, as epidemias! Muitas vezes, ouvimos em notícias que está ocorrendo um surto de uma doença. Quando usamos a palavra surto, o que se quer dizer é que em um local específico, houve um aumento da incidência de casos de uma doença como, por exemplo, um surto de infecção hospitalar ocorrida em um hospital.

Já quando utilizamos a palavra endemia, se trata do caso em que uma doença se torna recorrente em uma região e demonstra um aumento de casos em uma época do ano, mas a população consegue conviver “normalmente” com ela. No Brasil, a dengue é considerada endêmica porque tem maior incidência em determinadas regiões do país durante o verão.

As epidemias são reconhecidas quando ocorre um aumento de casos de uma doença em diversas regiões, estados, ou cidades de um país, porém sem atingir níveis globais. A varíola, a febre amarela e a tuberculose são exemplos de epidemias marcantes que ocorreram no Brasil, doenças que atualmente foram controladas através das campanhas de vacinação.

Por fim, chamamos de pandemia quando o aumento de casos de uma doença atinge níveis globais e são identificados simultaneamente em diversos países pelo mundo. Os exemplos mais recentes ainda circulam pela população, como a gripe do vírus Influenza (H1N1) e o coronavírus, responsável pela atual pandemia de COVID-19 que vivemos. Ocasionalmente, devido à vacinação, é possível que a COVID-19 acabe se tornando uma doença endêmica, presente em algumas épocas do ano.

PUBLICADO POR
SBI Comunicação
Colunista Colaborador
ver todos os artigos desse colunista >
OUTROS SBLOGI
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024