Assembleia da SBI define nova diretoria e aprova mudanças no estatuto
15 de outubro de 2018
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

No primeiro dia do Immuno 2018 aconteceu a Assembleia dos associados que definiu, entre outros assuntos, a eleição da nova diretoria da SBI para o próximo biênio (2020-2021). O próximo presidente da Sociedade será o Prof. Ricardo Gazinelli, da UFMG e a vice, Karina Bortoluci, da Unifesp.

Durante a Assembleia também foi abordado o tema e local do próximo Congresso, que será realizado em Florianópolis - Santa Catarina, e que terá como destaque as imunoterapias, área que levou dois imunologistas a receberem o Prêmio Nobel de Medicina deste ano. 

Outra pauta importante foi a criação e formalização das regionais da SBI. Foi deliberado que as regionais terão um coordenador e um vice, eleitos pelos grupos locais e serão referendados pela assembleia geral da SBI.

 

Estatuto

O estatuto da SBI também foi discutido na assembleia e algumas alterações foram aprovadas, como a exclusão de associados com mais de três anos de inadimplência. A plenária decidiu que, caso o excluído deseje retornar como associado deverá fazer o pagamento da taxa do ano vigente e do anterior.

 

Conheça a diretoria (biênio 2020-2021):

 

Presidente: Ricardo T Gazzinelli (Fiocruz-FMRP)

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisador do Instituto René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), professor da Universidade de Massachusetts (UMASS), e pesquisador 1A do CNPq. Fez contribuições importantes na área de imunologia das doenças parasitárias.

É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas/MCT, e tem contribuído para o desenvolvimento de vacinas contra as doenças negligenciadas, mais precisamente a leishmaniose, doença de Chagas e malária.

 

 

Vice-Presidente: Karina Bortoluci (UNIFESP)

Graduada em Ciências Biológicas pela Instituto Mackenzie, doutorado direto em Imunologia e pós-doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo.

Professora Associada Livre-Docente do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em regime RDIDP e responsável pelo laboratório de Imunologia Molecular alocado no Centro de Terapia Celular e Molecular (CTC-Mol).

Foi pesquisadora visitante no Instituto Gulbenkian, Portugal (2004) e Genentech Inc., USA (2016). Foi Coordenadora da Pós Graduação da Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa da UNIFESP (2017-2018) e atualmente faz parte do Keystone Symposia Programming Consultants.

Atua na área de Imunologia com ênfase em Imunidade Inata. O principal foco do seu grupo de pesquisa é o estudo de vias moleculares envolvidas na ativação dos inflamassomas e o seu impacto para o controle de infecções como Salmonella typhimurium, Trypanosoma cruzi, Toxoplasma gondii e Zika virus.

 

 

Secretário Geral: Dario Zamboni (FMRP)

Professor Associado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP/USP), em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (RDIDP).

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, Doutorado em Microbiologia, Imunologia e Parasitologia pela Universidade Federal de São Paulo, Pós-Doutorado em Patogenicidade Microbiana pela Universidade Yale, EUA, e Título de Livre-Docente pela FMRP/USP.

Foi Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2011-2016) e é Membro Afiliado da TWAS (The World Academy of Sciences - TWAS/UNESCO).

Atua nas áreas de Biologia Celular, Microbiologia e Imunologia, com ênfase na Interação Patógeno-Célula Hospedeira e em aspectos da Patogenicdade Microbiana e Imunidade Inata.

 

 

Secretário: José Carlos Alves Filho (FMRP)

Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado e doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Division of Immunology, Infection and Inflammation - University of Glasgow. Atualmente é Professor da FMRP-USP.

Membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental, da Sociedade Brasileira de Imunologia e da British Society for Immunology.

Tem experiência na de imunofarmacologia e imunoregulação, atuando principalmente no estudo dos mecanismos envolvidos na gênese e na busca de novos alvos terapêuticos para o tratamento da sepse e de doenças autoimunes.

 

Tesoureira: Cristina Cardoso (FCFRP)

Graduada em Odontologia e mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia, e, doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Universidade de São Paulo com estágio no exterior no Forsyth Institute Harvard Medical and Dental School Affiliate (Boston-EUA).

Atuou como Professora Adjunta de Imunologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atualmente é Professora Associada de Imunologia e da área de Endocrinologia Molecular Aplicada, com base no programa da disciplina de Imunologia Clínica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Docente e orientadora credenciada do curso de pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo e do curso de pós-graduação em Biociências Aplicadas à Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular.

Conselho Deliberativo

  • Angelica Thomaz Vieira - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gustavo Batista de Menezes - Universidade Federal de Minas Gerais
  • João Gustavo P. Amarante-mendes - Universidade de São Paulo
  • João Paulo de Biaso Viola - Instituto Nacional de Câncer
  • Sergio Costa de Oliveira - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Walderez Ornelas Dutra - Universidade Federal de Minas Gerais

Membros Titulares do Conselho Fiscal

  • João Santana da Silva - Fundação Oswaldo Cruz
  • Leonardo Holanda Travassos Correa - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Pedro Manoel M Moraes Vieira - Universidade Estadual de Campinas

Membros Suplementes do Conselho Fiscal

  • André Macedo Vale - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Caroline Furtado Junqueira - Centro de pesquisa René Rachou/ FIOCRUZ
  • Daniel Santos Mansur - Universidade Federal de Santa Catarina
Usuário
PUBLICADO POR
comunicação sbi
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTRAS NOTÍCIAS
Confira a programação de recesso da SBI
comunicação sbi
21 de dezembro de 2018
Associados da SBI são nomeados membros titulares da Academia Brasileria de Ciências
comunicação sbi
13 de dezembro de 2018
Aprovados no Programa de Auxílio a Eventos da SBI - Chamada 2019/1
comunicação sbi
14 de dezembro de 2018