Associados da SBI são nomeados membros titulares da Academia Brasileria de Ciências
13 de dezembro de 2018
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

No dia 5 de dezembro, os pesquisadores Niels Olsen Saraiva Câmara e Marcelo Torres Bozza, associados da Sociedade Brasileira de Imunologia, foram nomeados membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC), para a área de Ciências Biomédicas e serão empossados em maio de 2019.

Niels Olsen Saraiva Câmara é professor e coordenador do programa de pós-graduação do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Nefrologia e em Imunologia Celular e Aplicada, atuando em linhas de pesquisa voltadas nas áreas de: transplante renal, modelos experimentais de doenças renais agudas e crônicas, lesão de isquemia e reperfusão, células reguladoras e células-tronco em doenças renais.

Já Marcelo Torres Bozza é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi coordenador do programa de pós-graduação em Imunologia e Inflamação dessa instituição de 2012 a 2016 e secretário-geral da Sociedade Brasileira de Imunologia de 2013 a 2015. Possui experiência na área de Imunologia, com ênfase em Inflamação, atuando principalmente nas áreas de  inflamação e imunidade inata.

O ingresso na Academia representa não apenas uma honraria, mas uma oportunidade de avanço para a imunologia brasileira, já que a ABC tem como foco o desenvolvimento científico do país por meio do oferecimento de subsídios científicos para a formulação de políticas públicas e da ampliação da interação entre pesquisadores, sejam brasileiros ou de outras nações.

Saiba mais sobre os pesquisadores:

Niels Olsen Saraiva Câmara

Niels Olsen Saraiva Câmara: Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1991), mestrado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1997), especialização em Imunologia de Transplantes pela Université de Tours (Diplome dês Études Appronfodies, França, 1997-1999), doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2000), pós-doutorado pelo Imperial College London (2000-2003) e livre-docência pela Universidade Federal de São Paulo (Medicina) em 2006. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (desde 2011). Professor visitante da Universidade de Tours, França. Tem experiência na área de Nefrologia e em Imunologia Celular e Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: transplante renal, modelos experimentais de doenças renais agudas e crônicas, lesão de isquemia e reperfusão, células reguladoras e células-tronco em doenças renais. Mais recentemente, o laboratório vem estudando a interface microbiota, metabolismo celular e inflamação em modelos de alo e autoimunidade. Bolsa Produtividade Nivel 1A (2015-2020). Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Membro Titular Eleito da Academia Brasileira de Ciências.

 
 

Marcelo Torres Bozza

 

Marcelo Torres Bozza: possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1993) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1998). Foi research fellow da Harvard School of Public Health (1994-1996). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro participando ativamente da formação de alunos de graduação e pós-graduação. Ajudou na criação e coordenou o programa de pós-graduação em Imunologia e Inflamação (UFRJ) de 2012 a 2016, é coordenador da Rede Multidisciplinar de Biologia Computacional para o estudo da interação parasito-hospedeiro do Programa de Biologia Computacional da CAPES, foi membro do CA de Imunologia do CNPq e secretário-geral da Sociedade Brasileira de Imunologia (2013-2015). Recebeu a Cátedra Capes-Sorbonne para lecionar e pesquisar no Museum National d"Histoire Naturelle em Paris (2016). Atualmente é Scholar da Fulbright na New York University School of Medicine (2018-2019). Atua como revisor de diversos periódicos incluindo: Circulation, Blood, PNAS, ELife, Plos Pathogen, Faseb Journal, Journal of Immunology, Eur. Journal of Immunology. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Inflamação, atuando principalmente nos seguintes temas: inflamação e imunidade inata.

 
*Crédito das fotos: Currículo Lattes
 
 

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024