Concurso Cultural “APAIXONADOS POR IMUNOLOGIA - 2a. edição”
29 de abril de 2020
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus


APAIXONADOS POR IMUNOLOGIA - EDITAL 2020
29 DE ABRIL - DIA INTERNACIONAL DA IMUNOLOGIA 

 
 
Dispõe sobre concurso cultural que premiará obras artísticas produzidas por associados e colaboradores com temática relacionada à imunologia.

Art. 1º A Diretoria, formada pelos(as) associados(as) Ricardo Tostes Gazzinelli, como presidente, Karina Bortoluci, como vice-presidente, Dario Simões Zamboni, como secretário-geral, Cristina Cardoso, como tesoureira, e José Carlos F. Alves Filho, como primeiro secretário, torna público o presente edital que contém as normas que deverão reger o Concurso Cultural “Apaixonados por Imunologia”, iniciativa patrocinada pela BD Biosciences.
 
DOS OBJETIVOS
Art. 2º O objetivo do presente concurso é reconhecer o potencial criativo de estudantes, de pesquisadores e de demais profissionais que atuam, dão suporte e/ou se identificam com a área da Imunologia, promovendo novas percepções sobre a ciência e estimulando seu desenvolvimento por meio de ações de educação e divulgação científica.
Art. 3º Este concurso integra as ações oficiais, em âmbito nacional e internacional, da Sociedade Brasileira de Imunologia para o Dia Internacional da Imunologia, celebrado sempre no dia 29 de Abril. 
Art. 4º Como desdobramentos, os trabalhos selecionados poderão vir a compor obra bibliográfica ao término do processo, bem como dar origem a exposições/exibições presenciais e/ou virtuais com o objetivo de promover diálogos e ações nas temáticas de imunologia, arte, cultura, educação e promoção da ciência.
Art. 5º Será dada ampla divulgação a este edital nos meios digitais.
 
DA ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM 
Art. 6º Os materiais apresentados deverão ser autorais já produzidos e/ou criados em função do Concurso Cultural. No caso de material já divulgado, as publicações não devem ultrapassar o limite de 6 (seis) meses, considerando como data de referência o dia 29/04/2020. Portanto, caso, por exemplo, o material submetido seja uma série de gibis, totalmente autoral, a publicação do exemplar a ser submetido precisa ter acontecido após 29/11/2019.
Art. 7º Será de responsabilidade do(a) participante garantir a autenticidade da obra. A SBI não se responsabilizará por eventuais conflitos referentes a direitos autorais.
Art. 8º Ao submeter seu trabalho, o(a) participante aceita automaticamente os termos de cessão de direitos de edição, exibição e divulgação do material.
Art. 9º O concurso é voltado para pessoa física, mesmo que representando uma ação realizada por instituição jurídica. 
Art. 10º Com exceção dos projetos já ganhadores da Primeira Edição deste edital, todos demais enviados em 2019 podem ser ressubmetidos, desde que em suas produções mais recentes (retroativo há, no máximo seis meses da publicação deste edital).
 
DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 
Art. 11º Serão aceitos trabalhos realizados em coautoria, contanto que pelo menos um membro do grupo esteja regularmente associado à SBI no momento da inscrição.
§ 1º Não há limite para a quantidade de trabalhos inscritos por participante ou grupo de participantes.
Art. 12º Os trabalhos devem se enquadrar em uma das cinco categorias padrão do concurso, a saber: AUDIOVISUAL; ARTES GRÁFICAS; ARTES TEXTUAIS; IMAGEM DE CITOMETRIA; REDES SOCIAIS e SURPREENDA.
Art. 13º Um PDF com o descritivo e principais ações realizadas nos últimos  seis meses deverá ser incluído na ficha de inscrição. Vídeos, áudios e outros materiais complementares deverão ser enviados por link também presente no formulário. 
Art. 14º Todo o material deverá ser enviado até o dia 13 de maio de 2020 via este formulário de inscrição. Dúvidas devem ser direcionadas para o email comunicacao@sbi.org.br.
 
DAS PREMIAÇÕES 
Art. 15º Cada vencedor(a)/grupo vencedor de cada categoria padrão do Concurso, aqui denominadas CATEGORIAS SBI, será premiado(a) com R$ 2.500,00 em produtos BD Biosciences (acesse o site para conhecer os produtos). 
Art. 16º Os produtos BD Biosciences deverão ser retirados entre 21 de maio de 2020 até o dia 20 de Julho de 2020.
§ 1º Será fornecido voucher no valor de R$ 2.500,00 em produtos ao vencedor de cada categoria, podendo o uso ser feito diretamente pelo(a) responsável pela submissão ou pessoa de interesse a quem o voucher for destinado.
Art. 17º Os projetos ganhadores receberão consultoria e suporte de comunicação relacionados à Branding (gestão de marca) durante o mês de junho de 2020. Também serão amplamente divulgados nas redes sociais da SBI e seus representantes serão convidados para fazer participações em live para apresentação de seus projetos. 
Art. 18º Independente de serem ganhadores em suas categorias, projetos cujo perfil seja relacionado à pandemia de Covid-19 e/ou outros grandes temas poderão ser convidados para participar de outras ações da Sociedade.
 
DAS PRINCIPAIS DATAS
Art. 19º - As submissões de materiais devem ser enviadas até o dia 13 de maio de 2020.  
Art. 20º Os ganhadores serão anunciados no dia 21 de Maio, nos canais de comunicação da SBI e via e-mail informado no formulário de inscrição. 
Art. 21º Os ganhadores deverão retirar os produtos BD Biosciences entre 21 de maio de 2020 até o dia 20 de Julho de 2020.
 
SOBRE CADA CATEGORIA
Art. 22º As categorias contempladas neste edital são:
§ 1º AUDIOVISUAL: documentário, ficção, animação, experimental ou videoclipe nos formatos de curtas, médias e longas metragens;
§ 2º ARTES GRÁFICAS: fotografia, composição de imagens e desenhos;
§ 3º ARTES TEXTUAIS: composições em texto, tais como poemas, contos, crônicas, redações, cordel e afins;
§ 4º IMAGEM DE CITOMETRIA: imagens de pesquisa e/ou com intervenções artísticas feitas via citometria de fluxo.
§ 5º SBI REDES SOCIAIS: projetos de divulgação científica em imunologia desenvolvidos nas redes sociais. Podendo ser no Facebook, Instagram e/ou Twitter;
§ 6º SBI SURPREENDA: categoria aberta para criações que não se enquadrem nas demais ou transitam entre duas ou mais delas.
 
DOS PARTICIPANTES 
Art. 23º Os participantes podem ter qualquer idade. Contudo, a pessoa responsável pela submissão precisa ter no mínimo 18 anos e ser associado à Sociedade Brasileira de Imunologia. 
§ 1º Caso algum integrante do grupo seja menor de idade, é preciso que o participante responsável pela submissão tenha carta de autorização dos pais e/ou responsáveis. 
Art. 24º Podem participar brasileiros e/ou estrangeiros, localizados dentro e fora do Brasil, desde que associado(a) da SBI. No caso de coautoria e/ou grupos, no mínimo um(a) participante deve ser associado(a) à Sociedade no dia da inscrição. 
Art. 25º É vedada a participação de membros da Diretoria, Administração, Comissão de Ensino e Regionais da Sociedade Brasileira de Imunologia, bem como membros da BD Biosciences.
 
DOS AVALIADORES 
Art. 26º O material será selecionado por uma Comissão Avaliadora composta por membros executivos da Sociedade Brasileira de Imunologia, membros da Núcleo Conteúdo Estratégico - empresa prestadora de serviços de comunicação para a SBI - e avaliadores convidados com afinidade técnica pela modalidade, tendo como critérios originalidade, conhecimento científico e potencial de divulgação.
 
PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÃO
Art. 27° O prazo de inscrição foi prorrogado até o dia 20 de maio de 2020. Deste modo, também se altera os prazos dos Art. 20° e 21° citados neste edital. Serão consideradas as datas citadas abaixo:
§ 1º Os ganhadores serão anunciados no dia 08 de Junho de 2020, nos canais de comunicação da SBI e via e-mail informado no formulário de inscrição. 
§ 2º Os ganhadores deverão retirar os produtos BD Biosciences entre 08 de junho de 2020 até o dia 20 de Julho de 2020.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Imunidade antitumoral pode ser potencializada por células dendríticas clássicas do tipo I via STING
SBI Comunicação
24 de abril de 2024
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024