Por: Tiago Mineo, Professor de Imunologia, Universidade Federal de Uberlândia
Prezados colegas,
Após muitos anos de ausência, aceitei o desafio de voltar a participar do SBlogI, espaço que ajudei a implementar mais de uma década atrás em conjunto com uma equipe muito aguerrida e ativa, sob forte incentivo da direção da Sociedade.
Fico muito feliz em dividir este espaço novamente com o Prof. Nelson Vaz, com seus textos que sempre nos remetem a reflexão sobre a essencialidade dos temas mais relevantes. Em companhia, há uma nova leva de pesquisadores jovens, que trazem informações contemporâneas sobre as mais diferentes matizes do conhecimento para o blog. Parabéns a SBI por continuar a fomentar este espaço.
Por outro lado, é inevitável constatarmos que a realidade hoje é completamente distinta daquela que vivíamos uma década atrás - no país, na atividade de pesquisa e ensino, na divulgação científica. Bons tempos aqueles em que nos preocupávamos aqui somente em discutir os principais avanços científicos e tecnológicos na Imunologia…
Naquela época, que parece tão longínqua, possuíamos amplas oportunidades para buscar financiamento para nossos projetos, havia um processo contínuo de expansão e qualificação das instituições de ensino e pesquisa nacionais, não havia uma pandemia em curso nos consumindo… enfim, um horizonte muito mais promissor.
Como não podemos (ainda) retroagir no tempo, faz-se necessário uma ampla discussão sobre o momento atual e futuro da Imunologia no Brasil. Ao passo que nossa área de conhecimento está em voga, com a imprensa repercutindo os avanços na área em tempo real, encontramos dificuldades imensas no país para fazer ciência e formar novos imunologistas.
Dito isso, pretendo utilizar minhas oportunidades neste espaço ao longo de 2021 para discutirmos vários aspectos pertinentes a nossa área, como a perspectiva de retorno a normalidade das nossas atividades, estratégias para os programas de pós-graduação, busca de financiamentos para viabilizarmos nossas pesquisas, impactos da atual situação na qualidade e volume de publicações e papel dos imunologistas na difusão de informações nesta época de pandemia.
Para tal, convidarei pesquisadores conhecidos da imunologia no Brasil para conversas virtuais, quando teremos a oportunidade de ouvirmos suas opiniões sobre estes e outros assuntos pertinentes. Espero que seja proveitoso para a maioria…
Um grande abraço a todos e até a próxima.
Mantenham-se seguros.
Tiago.
- Apaixonados por Imunologia
- Comunicado
- Conteúdo Publicitário
- Curso
- Dept. Imunologia Clínica
- Dia da Imunologia
- Dia Internacional da Imunologia
- Divulgação científica
- Edital
- Especial
- Especial Dia da Imunologia
- Especial Doença de Chagas
- Eventos
- Exposição COVID-19 da SBI
- História da Imunologia no Brasil
- Immuno 2018
- Immuno2019
- Immuno2021
- Immuno2022
- Immuno2023
- Immuno2025
- IMMUNOLAC
- Immunometabolism2022
- Imune
- Imune - o podcast da SBI
- ImunoWebinar
- Institucional
- IUIS
- Luto
- NeuroImmunology 2024
- Nota
- Nota Técnica
- Notícia
- o podcast da SBI
- Oportunidades
- Outros
- Parecer Científico
- Pesquisa
- Pint of Science 2019
- Pint of Science 2020
- Política Científica
- Sars-CoV-2
- SBI 50 ANOS
- SBI.ImunoTalks
- Sem categoria
- Simpósio
- SNCT 2020
- SNCT 2022
- Webinar
- WORKSHOP