De volta ao SBlogI
13 de abril de 2021
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Por: Tiago Mineo, Professor de Imunologia, Universidade Federal de Uberlândia

La traversée difficile, René Magritte (1926)

Prezados colegas,

Após muitos anos de ausência, aceitei o desafio de voltar a participar do SBlogI, espaço que ajudei a implementar mais de uma década atrás em conjunto com uma equipe muito aguerrida e ativa, sob forte incentivo da direção da Sociedade. 

Fico muito feliz em dividir este espaço novamente com o Prof. Nelson Vaz, com seus textos que sempre nos remetem a reflexão sobre a essencialidade dos temas mais relevantes. Em companhia, há uma nova leva de pesquisadores jovens, que trazem informações contemporâneas sobre as mais diferentes matizes do conhecimento para o blog. Parabéns a SBI por continuar a fomentar este espaço. 

Por outro lado, é inevitável constatarmos que a realidade hoje é completamente distinta daquela que vivíamos uma década atrás - no país, na atividade de pesquisa e ensino, na divulgação científica. Bons tempos aqueles em que nos preocupávamos aqui somente em discutir os principais avanços científicos e tecnológicos na Imunologia… 

Naquela época, que parece tão longínqua, possuíamos amplas oportunidades para buscar financiamento para nossos projetos, havia um processo contínuo de expansão e qualificação das instituições de ensino e pesquisa nacionais, não havia uma pandemia em curso nos consumindo… enfim, um horizonte muito mais promissor.

Como não podemos (ainda) retroagir no tempo, faz-se necessário uma ampla discussão sobre o momento atual e futuro da Imunologia no Brasil. Ao passo que nossa área de conhecimento está em voga, com a imprensa repercutindo os avanços na área em tempo real, encontramos dificuldades imensas no país para fazer ciência e formar novos imunologistas.

Dito isso, pretendo utilizar minhas oportunidades neste espaço ao longo de 2021 para discutirmos vários aspectos pertinentes a nossa área, como a perspectiva de retorno a normalidade das nossas atividades, estratégias para os programas de pós-graduação, busca de financiamentos para viabilizarmos nossas pesquisas, impactos da atual situação na qualidade e volume de publicações e papel dos imunologistas na difusão de informações nesta época de pandemia. 

Para tal, convidarei pesquisadores conhecidos da imunologia no Brasil para conversas virtuais, quando teremos a oportunidade de ouvirmos suas opiniões sobre estes e outros assuntos pertinentes. Espero que seja proveitoso para a maioria…

Um grande abraço a todos e até a próxima. 

Mantenham-se seguros.

Tiago.

PUBLICADO POR
Tiago Mineo
Colunista Colaborador
ver todos os artigos desse colunista >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS SBLOGI
Imunidade antitumoral pode ser potencializada por células dendríticas clássicas do tipo I via STING
SBI Comunicação Mineo
24 de abril de 2024
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação Mineo
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação Mineo
15 de abril de 2024