SBI mobiliza redes sociais no Dia da Imunologia
13 de maio de 2019
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Campanha da entidade alcançou mais de 100 mil pessoas em ações de promoção da imunologia nos meios digitais

O que um cozinheiro, uma professora de inglês e uma ativista feminista têm a ver com imunologia? Na data que celebra internacionalmente esse campo da ciência, 20 de abril, a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) envolveu não só a comunidade de imunologistas brasileiros, mas toda a sociedade, em torno de uma série de ações que evidenciaram a relevância da área para toda a população.
Os influenciadores digitais Willian Peters, finalista do reality show de culinária MasterChef, Carina Fragozo, youtuber e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), e May Fanucci, criadora do canal feminista Empodere Duas Mulheres, foram convidados pela SBI para falar de assuntos relacionados à imunologia no dia a dia de cada um. Foi assim, por exemplo, que a professora de inglês embaixadora do YouTube Edu (projeto educacional do YouTube) contou que está grávida e tinha dúvidas sobre poder ou não tomar vacina contra rubéola. A SBI esclareceu o assunto nas próprias redes sociais, em conversas entre especialistas consultores da entidade e os influenciadores registradas em stories do Instagram e repercutidas em todos os canais envolvidos na ação que, somados, registram cerca de um milhão de seguidores.
Conteúdos especiais foram produzidos por especialistas da SBI, destacando diversas facetas da imunologia ao longo da semana. Ana Lepique, da USP e vice-presidente da SBI, destacou o papel da imunologia na vida das pessoas. João Viola, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), escreveu sobre o tema destacado neste ano pela data, inibidores imunológicos no combate ao câncer; Ana Caetano, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), falou da imunologia das mucosas e as doenças infecciosas; Maísa Mota Antunes, Ariane Barros Diniz e Gustavo Menezes, também da UFMG, publicaram o texto o fino equilíbrio entre nutrição e imunidade; Helder Nakaya, da USP e da Comissão de Ensino da SBI, tratou da onda antivacina no Brasil.
Gustavo Menezes participou ainda conduzindo, no dia 30 de abril, o webinar "Adaptações Imunes e Metabólicas para a Vida Após o Nascimento" - o 2o da série Imuno Webinar SBI-BD, promovida pela entidade em parceria com a BD Biosciences. A aula tratou das pesquisas conduzidas por Menezes no Center for Gastrointestinal Biology da UFMG para ampliar a compreensão sobre que adaptações um recém-nascido precisa empreender para sobreviver e se desenvolver no mundo "aqui fora". A aula está disponível na íntegra na página da SBI no Facebook.
 

Os mais de 45 mil seguidores da SBI no Facebook e no Instagram, em sua maioria integrantes da comunidade científica, tiveram seus conhecimentos a respeito da data e da imunologia testados em quizzes interativos. Quem respondeu corretamente todas as perguntas participou do sorteio de pelúcias de células do sistema imunológico produzidas especialmente para a SBI.Muitos também participaram enviando fotos de seus laboratórios, sendo que as maiores participações também foram premiadas! Os vencedores foram João Batista de Oliveira, de João Pessoa (PB); Isabelle Mazza Guimarães, de Niteroi (RJ); Andréia Silva, da capital carioca; Fernanda Mara Alves, de Francisco Beltrão (PR); Mariana Yamada, de Vila Velha (ES); e o pessoal do canal Resenha Biomédica.
Todo o conteúdo publicado pela SBI está on-line no site e nas redes sociais da entidade. Para facilitar o acesso, é possível encontrá-lo buscando pela hashtag #DiaDaImunologia.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024