Pesquisa investiga o papel da enzima metabólica PKM2 na modulação da resposta imune de neutrófilos
02 de agosto de 2023

Um estudo realizado por pesquisadores do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e colaboradores, investigou o papel da atividade metabólica da PKM2 (Piruvato Quinase M2) na modulação da resposta imune de neutrófilos. O artigo com primeira autoria de Juliana Toller, sob supervisão do pesquisador José Carlos Alves-Filho, foi publicado na Nature Communications.

O grupo observou que, diferente de macrófagos e linfócitos, a PKM2 era principalmente expressa em sua forma tetramérica e no citoplasma de neutrófilos ativados com zymosan, indicando que essa enzima tem uma maior participação na glicólise do que na transcrição gênica nessas células.

Além disso, neutrófilos deficientes de PKM2 ativados com zymosan produziram menos ROS e tiveram um comprometimento da atividade microbicida de Staphylococcus aureus. “É bem estabelecido que a glicólise é importante para a produção de ROS em neutrófilos, pois ela alimenta a via da pentose fosfato, aumentando a produção de NADPH, essencial para a ativação do complexo NADPH-oxidase e, consequentemente, produção de ROS. Curiosamente, nós não encontramos diferenças na concentração de NADPH em neutrófilos deficientes de PKM2, indicando que o início da via glicolítica não estava comprometido nessas células”, comenta Juliana Toller em matéria publicada pelo CRID.

No estudo ainda foi observado que o fosfoenolpiruvato (PEP) inibiu a atividade de uma enzima chamada triose fosfato isomerase (TPI), responsável por interconverter DHAP e gliceraldeído-3-fosfato (GAP). A inibição da TPI diminuiu a concentração de DHAP, o precursor de DAG. Além disso, a inibição ou ausência da TPI diminuiu a produção de ROS em neutrófilos ativados com zymosan.

> Saiba mais sobre a pesquisa na matéria do CRID: clique aqui

- O artigo está disponível em: neste link

Autores: Juliana Escher Toller-Kawahisa, Carlos Hiroji Hiroki, Camila Meirelles de Souza Silva, Daniele Carvalho Nascimento, Gabriel Azevedo Públio, Timna Varela Martins, Luis Eduardo Alves Damasceno, Flávio Protásio Veras, Paula Ramos Viacava, Fábio Yuji Sukesada, Emily Anne Day, Alessia Zotta, Tristram Alexander Jasper Ryan, Rodrigo Moreira da Silva, Thiago Mattar Cunha, Norberto Peporine Lopes, Fernando de Queiroz Cunha, Luke Anthony John O’Neill e José Carlos Alves-Filho.