Especial "Meninas e Mulheres na Ciência" - Antoniana Ursine Krettli
08 de fevereiro de 2023
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Antoniana Ursine Krettli é graduada em Farmácia-Química e em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fez mestrado e doutorado pela UFMG e  aperfeiçoamento pela Universidade de Nova Iorque (EUA, 1972-74); pós-doutorados no Instituto Pasteur (Paris); no Centro de Imunologia da Universidade de Lousane (Suiça); na NYU Medical School, no National Institute of Health (NIAID-NIH, EUA).

A imunologista foi bolsista convidada do Instituto Pasteur (1999); assessora da Organização Mundial da Saúde (OMS), CNPq, CAPES, FAPEMIG e outras FAPs. Também tem atuação como revisora científica para periódicos internacionais.

Durante trinta anos, Antoniana foi líder do Laboratório de Malária na FIOCRUZ-Minas, consolidando linhas de pesquisas em malária humana e experimental, colaborando com alunos de Pós-Graduação e grupos interdisciplinares no Brasil e do exterior, orientando estudantes da iniciação científica ao pós-doutorado. 

 

Ela também é membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), receptora de diversas medalhas e honrarias científicas do Governo Federal (Categorias Comendador e Grã Cruz), Estado de Minas Gerais, Faculdade de Farmácia da UFMG.

A cientista é Bolsista Sênior do CNPq e tem contribuído de forma expressiva para o desenvolvimento de novos antimaláricos.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024
Desvendando a resposta antitumoral: Células TCD8+ utilizam a rota do NKG2D no combate a tumores cerebrais
SBI Comunicação
24 de janeiro de 2024
Células T CD8+ virtuais de memória na alopecia areata: um desafio cabeludo
SBI Comunicação
28 de novembro de 2023