Assembleia da SBI define nova diretoria e aprova mudanças no estatuto
15 de outubro de 2018
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

No primeiro dia do Immuno 2018 aconteceu a Assembleia dos associados que definiu, entre outros assuntos, a eleição da nova diretoria da SBI para o próximo biênio (2020-2021). O próximo presidente da Sociedade será o Prof. Ricardo Gazinelli, da UFMG e a vice, Karina Bortoluci, da Unifesp.

Durante a Assembleia também foi abordado o tema e local do próximo Congresso, que será realizado em Florianópolis - Santa Catarina, e que terá como destaque as imunoterapias, área que levou dois imunologistas a receberem o Prêmio Nobel de Medicina deste ano. 

Outra pauta importante foi a criação e formalização das regionais da SBI. Foi deliberado que as regionais terão um coordenador e um vice, eleitos pelos grupos locais e serão referendados pela assembleia geral da SBI.

 
Estatuto

O estatuto da SBI também foi discutido na assembleia e algumas alterações foram aprovadas, como a exclusão de associados com mais de três anos de inadimplência. A plenária decidiu que, caso o excluído deseje retornar como associado deverá fazer o pagamento da taxa do ano vigente e do anterior.

 

Conheça a diretoria (biênio 2020-2021):

 

Presidente: Ricardo T Gazzinelli (Fiocruz-FMRP)

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisador do Instituto René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), professor da Universidade de Massachusetts (UMASS), e pesquisador 1A do CNPq. Fez contribuições importantes na área de imunologia das doenças parasitárias.

É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas/MCT, e tem contribuído para o desenvolvimento de vacinas contra as doenças negligenciadas, mais precisamente a leishmaniose, doença de Chagas e malária.

 
 

Vice-Presidente: Karina Bortoluci (UNIFESP)

Graduada em Ciências Biológicas pela Instituto Mackenzie, doutorado direto em Imunologia e pós-doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo.

Professora Associada Livre-Docente do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em regime RDIDP e responsável pelo laboratório de Imunologia Molecular alocado no Centro de Terapia Celular e Molecular (CTC-Mol).

Foi pesquisadora visitante no Instituto Gulbenkian, Portugal (2004) e Genentech Inc., USA (2016). Foi Coordenadora da Pós Graduação da Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa da UNIFESP (2017-2018) e atualmente faz parte do Keystone Symposia Programming Consultants.

Atua na área de Imunologia com ênfase em Imunidade Inata. O principal foco do seu grupo de pesquisa é o estudo de vias moleculares envolvidas na ativação dos inflamassomas e o seu impacto para o controle de infecções como Salmonella typhimurium, Trypanosoma cruzi, Toxoplasma gondii e Zika virus.

 
 

Secretário Geral: Dario Zamboni (FMRP)

Professor Associado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP/USP), em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (RDIDP).

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, Doutorado em Microbiologia, Imunologia e Parasitologia pela Universidade Federal de São Paulo, Pós-Doutorado em Patogenicidade Microbiana pela Universidade Yale, EUA, e Título de Livre-Docente pela FMRP/USP.

Foi Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2011-2016) e é Membro Afiliado da TWAS (The World Academy of Sciences - TWAS/UNESCO).

Atua nas áreas de Biologia Celular, Microbiologia e Imunologia, com ênfase na Interação Patógeno-Célula Hospedeira e em aspectos da Patogenicdade Microbiana e Imunidade Inata.

 
 

Secretário: José Carlos Alves Filho (FMRP)

Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado e doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Division of Immunology, Infection and Inflammation - University of Glasgow. Atualmente é Professor da FMRP-USP.

Membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental, da Sociedade Brasileira de Imunologia e da British Society for Immunology.

Tem experiência na de imunofarmacologia e imunoregulação, atuando principalmente no estudo dos mecanismos envolvidos na gênese e na busca de novos alvos terapêuticos para o tratamento da sepse e de doenças autoimunes.

 

Tesoureira: Cristina Cardoso (FCFRP)

Graduada em Odontologia e mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia, e, doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Universidade de São Paulo com estágio no exterior no Forsyth Institute Harvard Medical and Dental School Affiliate (Boston-EUA).

Atuou como Professora Adjunta de Imunologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atualmente é Professora Associada de Imunologia e da área de Endocrinologia Molecular Aplicada, com base no programa da disciplina de Imunologia Clínica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Docente e orientadora credenciada do curso de pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo e do curso de pós-graduação em Biociências Aplicadas à Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular.

Conselho Deliberativo

  • Angelica Thomaz Vieira - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gustavo Batista de Menezes - Universidade Federal de Minas Gerais
  • João Gustavo P. Amarante-mendes - Universidade de São Paulo
  • João Paulo de Biaso Viola - Instituto Nacional de Câncer
  • Sergio Costa de Oliveira - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Walderez Ornelas Dutra - Universidade Federal de Minas Gerais

Membros Titulares do Conselho Fiscal

  • João Santana da Silva - Fundação Oswaldo Cruz
  • Leonardo Holanda Travassos Correa - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Pedro Manoel M Moraes Vieira - Universidade Estadual de Campinas

Membros Suplementes do Conselho Fiscal

  • André Macedo Vale - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Caroline Furtado Junqueira - Centro de pesquisa René Rachou/ FIOCRUZ
  • Daniel Santos Mansur - Universidade Federal de Santa Catarina
Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024
Desvendando a resposta antitumoral: Células TCD8+ utilizam a rota do NKG2D no combate a tumores cerebrais
SBI Comunicação
24 de janeiro de 2024
Células T CD8+ virtuais de memória na alopecia areata: um desafio cabeludo
SBI Comunicação
28 de novembro de 2023