NOTA DE PESAR: A Sociedade Brasileira de Imunologia lamenta o falecimento de um dos seus ex-presidentes, o pesquisador Ricardo Ribeiro dos Santos
17 de abril de 2023
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) lamenta profundamente o falecimento de um dos seus ex-presidentes, o pesquisador titular emérito Ricardo Ribeiro dos Santos neste domingo, dia 16 de abril. Nós nos solidarizamos com a família, amigos e colegas do pesquisador neste momento de grande tristeza.

Ricardo Ribeiro foi presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) de 1983-1984. Era médico, com graduação e PhD pela Universidade de Campinas. Foi Professor Titular de Imunologia na FMRP/USP, Pesquisador Titular na Fundação Oswaldo Cruz (RJ). Desenvolveu a maior parte da sua carreira ligado a esta instituição tendo sido Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Far-Manguinhos, RJ). Em 1988, transferiu-se para a FIOCRUZ-Bahia onde contribuiu para a reestruturação desse instituto. Ricardo dedicou sua carreira ao estudo da Doença de Chagas. Implantou, nesse instituto, a triagem de fármacos com ação antiparasitária e imunomoduladora. Mais tarde, dedicou-se ao estudo de terapia celular testando os efeitos das células tronco adultas na regeneração cardíaca como forma de mitigar os danos teciduais resultantes da doença.

Recebeu vários prêmios pelos seus trabalhos e pela sua produção científica, incluindo o de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (MCT). Atuou como coordenador de vários projetos, dentre eles o Instituto do Milênio de Bioengenharia Tecidual (IMBT/MCT, 2001-2005), o Estudo Multicêntrico de Terapia Celular em Cardiopatia Chagásica, o Instituto de Terapia Celular da Bahia e projetos da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO).

Foi não somente um imunologista ativo, inovador, mas também um grande articulador institucional empreendendo esforços para a criação de redes de colaboração entre os pesquisadores e instituições da área.

Uma grande perda para a Imunologia brasileira!

 

Diretoria da Sociedade Brasileira de Imunologia

17 de abril de 2023

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Imunidade antitumoral pode ser potencializada por células dendríticas clássicas do tipo I via STING
SBI Comunicação
24 de abril de 2024
Linfócitos T CD4+: até que ponto eles nos auxiliam a controlar a doença de Chagas?
SBI Comunicação
17 de abril de 2024
Aspectos recentes da Doença de Chagas e da patogenia e alvos terapêuticos da cardiopatia chagásica crônica
SBI Comunicação
15 de abril de 2024