COLUNISTAS
QUEM FAZ O SBLOGI
O Blog da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) é feito por colaboradores voluntários formado por três grupos: (i) Programas de Pós-graduação convidados; (ii) Autores fixos individuais e (iii) Autores esporádicos. Caso você tenha interesse em integrar o grupo de colaboradores SblogI ou enviar artigos para publicações pontuais, entre em contato com comunicacao@sbi.org.br. Esta é uma ação de divulgação científica feita pela SBI e seus colabores.
PÓS- GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA
O Programa de pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada, criado em 1990, visa formar profissionais que atuem nas áreas de Imunologia Básica e Aplicada e Bioagentes Patogênicos. Há docentes de diversas unidades da USP e integração com os programas de Farmacologia e de Biologia Celular, todos no mesmo prédio da FMRP. Foi idealizado um programa translacional, com docentes e disciplinas das áreas básica e clínica, mas com visão clínica, inovação tecnológica e a capacidade crítica e interpretativa dos estudantes. Os docentes do Programa, em torno de 30, em sua maioria, são pesquisadores sêniores, bolsistas de produtividade do CNPq, todos com projetos de pesquisas aprovados e com publicações científicas na área. Já formou 176 doutores e 254 mestres ao longo desses 26 anos. Mais informações em: https://iba.fmrp.usp.br
PÓS-GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA E PARASITOLOGIA APLICADAS
O Programa de Pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas da Universidade Federal de Uberlândia tem como missão formar profissionais de elevado nível acadêmico, com capacidade de desenvolver pesquisa científica rigorosa e de relevância, focadas em Imunologia e Parasitologia, com inserções nas áreas de Microbiologia, Patologia e Biologia Celular. Nossos objetivos também incluem o aperfeiçoamento do ensino, bem como o desenvolvimento de tecnologias inovadoras no âmbito de protocolos de diagnóstico, de tratamento e de imunoprofilaxia, para o controle e prevenção de doenças de interesse regional, nacional e mundial. Saiba mais em: https://www.imunoparasito.ufu.br
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA
O Programa de Pós-graduação em Farmacologia apresenta reconhecida contribuição em diversos campos do conhecimento, sendo um programa de excelência no País. Recentemente, o surgimento de linhas de pesquisa que investigam mecanismos fundamentais de diversos aspectos na Imunologia tem formado estudantes curiosos e interessados. Além do PPGFMC, grupos de pesquisa associados a outros PPGs também enriquecem a pesquisa em imunologia. Temas na UFSC: Imunidade Inata, Evasão do Sistema Imune, Inflamação, Imunidade de Invertebrados, Vacinas, Imunorregulação e Microbiota, Imunofarmacologia, Autoimunidade.
PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA EXPERIMENTAL
O Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental da UNIR objetiva a formação de mestres e doutores qualificados para atuarem na pesquisa e docência nas diversas áreas do conhecimento que abordam doenças tropicais, com ênfase nas relações patógeno-hospedeiro, compreendendo o estudo dos agentes patogênicos, seus vetores, incluindo animais de importância médica. O programa visa a geração de conhecimento de vanguarda na Amazônia, por meio da abordagem multidisciplinar em biologia celular, molecular, estrutural, imunologia, microbiologia, infectologia, parasitologia, toxinologia, epidemiologia e nanobiotecnologia.
PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR
O Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (CAPES nota 7) do Instituto de Biologia da UNICAMP foi iniciado em 1980 e possui como áreas de concentração a Imunologia e a Microbiologia, assim como a Genética e a Evolução. Neste curso, o aluno terá um forte embasamento em imunologia, genética e biologia molecular e evolução. Por se tratar de uma pós-graduação com características multidisciplinares, o aluno poderá interagir e aprender sobre diferentes áreas de estudo e de grande aplicação dentro da imunologia, criando um ambiente científico efervescente.
ANDRÉA TEIXEIRA
Possui pós-doutorado pelo Centro de Pesquisas René Rachou – Fiocruz(2006) e pelo Center for Biologics Evaluation and Research -FDA(2012). É pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz – Minas – Centro de Pesquisas René Rachou. Tem experiência na área de Saúde Pública, atuando principalmente nos temas: esquistossomose, leishmanioses, doença de Chagas, imunologia, citometria, citocinas e quimiocinas. Sua principal linha de investigação aborda biomar-cadores de diagnóstico, evolução clínica e monitoração terapêutica em doenças infecto-parasitárias e crônico-degenerativas. .
DINLER ANTUNES
Possui doutorado em Ciências (2014) pelo Programa de Genética e Biologia Molecular (PPGBM/UFRGS), tendo desenvolvido seu projeto no Núcleo de Bioinformática do Laboratório de Imunogenética (NBLI). Tem experiência em resposta imunológica celular, reatividade cruzada e análise estrutural de complexos peptídeo-MHC. Foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Cross Tope Data Bank e do DockTope. Desenvolve seu Pós-Doutorado no Departamento de Ciências da Computação da Rice University (Houston/EUA), trabalhando com análise estrutural de complexos peptídeo-MHC e aplicações para imunoterapia contra o cancer.
HELDER NAKAYA
Helder Nakaya possui doutorado em Biologia Molecular pela USP. De 2008 a 2011, como pós-doutor em Imunologia e Bioinformática na Emory University, Atlanta (USA), ele pesquisou o mecanismo de atuação de vacinas em células do sistema imune utilizando técnicas em larga escala. Se tornou professor assistente do Departamento de Patologia da Emory University em 2011, onde utiliza a biologia de sistemas para prever e entender a resposta imune a diferentes vacinas. Desde 2013 é docente do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Website: www.csbiology.com.
JOÃO CARMO
Doutor em Ciências: Imunologia (USP, 2008). Fellowship do NIH Intramural Program for Visiting Fellow Research (NIAID-NIH), Bethesda, MD, EUA; pós-doutorando no Laboratório de Imunologia Celular do Dr Ethan Shevach (2009-2012). Ênfase em Imunologia Médica e Patologia Geral. Atua nos temas: células dendríticas e monócitos humanos, citometria de fluxo, imunorregulação e imunologia de tumores; camundongos geneticamente imunodeficientes de FOXP3/Tregs, como modelo de doenças autoimunes e IPEX; biomarcadores em scurfy e leishmaniose.Atualmente é membro da SBI; da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical; Indicado a membro da Sociedade Americana de Química (ACS: American Chemical Society); Editor, tradutor e divulgador científico.
LILIANE MARTINS DOS SANTOS
Possui doutorado em Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) com período sanduíche no Laboratory of Parasitic Diseases no NIH-USA. Foi Post Doctoral Visiting Fellow no Laboratory of Parasitic Diseases – Mucosal Immunology Section de 2013 a 2014. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia de mucosa intestinal, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiota intestinal, probióticos e infecções gastrointestinais. Atualmente é pós doutoranda Capes Jovens Talentos no Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG.

LUARA ISABELA DOS SANTOS
Coordenadora e professora das disciplinas de Imunologia e Genética aplicadas a Medicina na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG). Pós-doutora pela UFMG (2018), pelo IRR/FIOCRUZ-MG (2014 e 2016/17) e pela Universidade de Oxford/Inglaterra (2015). Possui graduação em Farmácia com ênfase em Bioquímica/Análises Clinicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2007) e título de Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Imunologia pelo departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG. Atualmente colabora com grupos de pesquisa na FIOCRUZ/MG e na Faculdade de Farmácia da UFMG e na Universidade de Glasgow/Escócia. No contexto docente, tem pós-graduação em Educação na Saúde pela FCM-MG (2020) e atuou ainda como coordenadora da disciplina de Imunologia de Mucosa e professora visitante na disciplina de Biologia Celular e Molecular ambas do programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Instituto René Rachou/Fiocruz MG, como coordenadora da disciplina de Imunofenotipagem por citometria de fluxo da Faculdade de Farmácia-UFMG. É membro da Sociedade Internacional de Imunologia de Mucosa, do Grupo Latino-Americano de Imunologia de Mucosa (LAMIG) e da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) sendo colunista do Blog da SBI desde 2015. Tem experiência na área de saúde pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunologia celular, coinfecção, imunologia de mucosas, vacinas, imunoterapia e citometria de fluxo.

MAURÍCIO MENEGATTI RIGO
Possui doutorado em Ciências (2015) pelo Programa de Genética e Biologia Molecular (PPGBM-UFRGS), onde atuou junto ao Núcleo de Bioinformática do Laboratório de Imunogenética (NBLI). Durante esse período, atuou ativamente no desenvolvimento do Cross Tope Data Bank e do DockTope. Realizou um Pós-Doutorado na área de Imunologia Tumoral, junto ao Laboratório de Imunologia Celular e Molecular. Atualmente, desenvolve seu segundo Pós-Doutorado na PUC-RS junto ao Programa de Pós-graduação em Pediatria e Saúde da Criança, com foco na análise estrutural de complexos peptídeo-MHC (pMHC) no contexto da infecção por RSV. Possui experiência na área de imunoinformática, bioinformática estrutural, reatividade cruzada, imunologia viral e tumoral.

NELSON VAZ
É um dos fundadores da SBI. Professor titular de Imunologia da Universidade Federal Fluminense (1972-1984). Professor emérito de Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aposentado desde 2004. Pioneiro no envolvimento do MHC na ativação linfocitária (genes Ir) e na caracterização da tolerância oral, descreve a atividade imunológica baseado na Biologia do Conhecer e da Linguagem de Humberto Maturana. No passado, fez numerosas publicações no SBlogI, retomando as contribuições desde março de 2020.
NAVEGUE PELOS TEMAS
- Apaixonados por Imunologia
- Comunicado
- Curso
- Dept. Imunologia Clínica
- Dia da Imunologia
- Dia Internacional da Imunologia
- Divulgação científica
- Especial
- Especial Dia da Imunologia
- Eventos
- Immuno 2018
- Immuno2019
- ImunoWebinar
- Institucional
- IUIS
- Luto
- Nota
- Nota Técnica
- Notícia
- Oportunidades
- Outros
- Parecer Científico
- Pesquisa
- Pint of Science 2019
- Pint of Science 2020
- Política Científica
- Sars-CoV-2
- SBI.ImunoTalks
- Sem categoria
- Simpósio
- SNCT 2020
- Webinar
Receba o SBI na rede
Informativo mensal da SBI
Imprensa
Contato direto com a assessoria