COLUNISTAS
QUEM FAZ O SBLOGI
O Blog da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) é feito por colaboradores voluntários formado por três grupos: (i) Programas de Pós-graduação convidados; (ii) Autores fixos individuais e (iii) Autores esporádicos. Caso você tenha interesse em integrar o grupo de colaboradores SblogI ou enviar artigos para publicações pontuais, entre em contato com comunicacao@sbi.org.br. Esta é uma ação de divulgação científica feita pela SBI e seus colabores.
PÓS-GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA DA FMRP-USP
O Programa de pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada, criado em 1990, visa formar profissionais que atuem nas áreas de Imunologia Básica e Aplicada e Bioagentes Patogênicos. Há docentes de diversas unidades da USP e integração com os programas de Farmacologia e de Biologia Celular, todos no mesmo prédio da FMRP. Foi idealizado um programa translacional, com docentes e disciplinas das áreas básica e clínica, mas com visão clínica, inovação tecnológica e a capacidade crítica e interpretativa dos estudantes. Os docentes do Programa, em torno de 30, em sua maioria, são pesquisadores sêniores, bolsistas de produtividade do CNPq, todos com projetos de pesquisas aprovados e com publicações científicas na área. Já formou 176 doutores e 254 mestres ao longo desses 26 anos. Mais informações em: https://iba.fmrp.usp.br
PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA EXPERIMENTAL
O Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental da UNIR objetiva a formação de mestres e doutores qualificados para atuarem na pesquisa e docência nas diversas áreas do conhecimento que abordam doenças tropicais, com ênfase nas relações patógeno-hospedeiro, compreendendo o estudo dos agentes patogênicos, seus vetores, incluindo animais de importância médica. O programa visa a geração de conhecimento de vanguarda na Amazônia, por meio da abordagem multidisciplinar em biologia celular, molecular, estrutural, imunologia, microbiologia, infectologia, parasitologia, toxinologia, epidemiologia e nanobiotecnologia.
ANDRÉA TEIXEIRA
Possui pós-doutorado pelo Centro de Pesquisas René Rachou – Fiocruz(2006) e pelo Center for Biologics Evaluation and Research -FDA(2012). É pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz – Minas – Centro de Pesquisas René Rachou. Tem experiência na área de Saúde Pública, atuando principalmente nos temas: esquistossomose, leishmanioses, doença de Chagas, imunologia, citometria, citocinas e quimiocinas. Sua principal linha de investigação aborda biomar-cadores de diagnóstico, evolução clínica e monitoração terapêutica em doenças infecto-parasitárias e crônico-degenerativas. .
DINLER ANTUNES
Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), com ênfase em Imunologia e Virologia, tendo posteriormente obtido seu mestrado (2011) e doutorado (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da mesma Universidade (PPGBM/UFRGS). Neste período, desenvolveu suas
pesquisas no Núcleo de Bioinformática do Laboratório de Imunogenética (NBLI), utilizando ferramentas de imunoinformática no estudo da resposta imunológica celular. Posteriormente desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado no Departamento de Ciências da Computação da Rice University (Houston, TX), pesquisando métodos de bioinformática com aplicações na imunoterapia contra o câncer. Atualmente é professor assistente de Biologia Computacional no Departamento de Biologia e Bioquímica da Universidade de Houston, e membro do Centro para Receptores Nucleares e Sinalização Celular. Mais em: dinlerantunes.com
KELEN DE FARIAS
Graduação em Farmácia-Bioquímica (1997) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Fez especialização em pesquisa de 1998-2002 na Universidade de Nijmegen (Holanda). Fez doutorado direto em Imunologia Básica e Aplicada (2006) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP). Fez pós-doutorado (2006-2009) em Imunologia e Hematologia Aplicadas pelo Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP. Foi pesquisadora no Hemocentro de Ribeirão Preto da FMRP-USP (2009-2012) e em 2013 ingressou na carreira docente na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP. Desde 2019 é Professora Associada do Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológica da FCFRP-USP, onde ministra disciplinas de Imunologia e Hematologia para a graduação e pós-graduação. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de terapias celulares e imunoterapias, transplante autólogo ou alogênico de células-tronco hematopoiéticas ou de células estromais mesenquimais para doenças imunológicas e hematológicas, monitoramento imunológico de terapias celulares, imunorregulação (células T e B reguladoras), função tímica e medular, papel das células estromais mesenquimais nos nichos hematopoético e tímico. Pesquisadora Associada do Centro de Terapia Celular (CEPID-FAPESP) e Instituto Nacional de Células-Tronco e Terapia Celular no Câncer (INCT-CNPq-FAPESP). Ministra disciplinas e orienta alunos por Programas de Pós-graduação da FCFRP-USP (Biociências e Biotecnologia) e da FMRP-USP (Imunologia Básica e Aplicada; Oncologia Clínica, Células-tronco e Terapia Celular; Mestrado Profissional em Hemoterapia e Biotecnologia).
LUARA ISABELA DOS SANTOS
Coordenadora e professora das disciplinas de Imunologia e Genética aplicadas a Medicina na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG). Pós-doutora pela UFMG (2018), pelo IRR/FIOCRUZ-MG (2014 e 2016/17) e pela Universidade de Oxford/Inglaterra (2015). Possui graduação em Farmácia com ênfase em Bioquímica/Análises Clinicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2007) e título de Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Imunologia pelo departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG. Atualmente colabora com grupos de pesquisa na FIOCRUZ/MG e na Faculdade de Farmácia da UFMG e na Universidade de Glasgow/Escócia. No contexto docente, tem pós-graduação em Educação na Saúde pela FCM-MG (2020) e atuou ainda como coordenadora da disciplina de Imunologia de Mucosa e professora visitante na disciplina de Biologia Celular e Molecular ambas do programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Instituto René Rachou/Fiocruz MG, como coordenadora da disciplina de Imunofenotipagem por citometria de fluxo da Faculdade de Farmácia-UFMG. É membro da Sociedade Internacional de Imunologia de Mucosa, do Grupo Latino-Americano de Imunologia de Mucosa (LAMIG) e da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) sendo colunista do Blog da SBI desde 2015. Tem experiência na área de saúde pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunologia celular, coinfecção, imunologia de mucosas, vacinas, imunoterapia e citometria de fluxo.
MARTIN BONAMINO
Graduado em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Câncer e Especialista da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, onde participa da coordenação da Rede FioCâncer. É bolsista Cientista do Nosso Estado (CNE) da FAPERJ, membro da câmara técnica de trabalho da ANVISA para terapias avançadas e do Global Outreach committee da American Society of Gene & Cell Therapy
NELSON VAZ
É um dos fundadores da SBI. Professor titular de Imunologia da Universidade Federal Fluminense (1972-1984). Professor emérito de Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aposentado desde 2004. Pioneiro no envolvimento do MHC na ativação linfocitária (genes Ir) e na caracterização da tolerância oral, descreve a atividade imunológica baseado na Biologia do Conhecer e da Linguagem de Humberto Maturana. No passado, fez numerosas publicações no SBlogI, retomando as contribuições desde março de 2020.
PEDRO VIERIA
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Brasília (2006). Mestrado pelo programa de Imunopatologia e Alergia (FMUSP) e doutorado pelo programa de Imunologia do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Pós-doutorado pela divisão de endocrinologia, metabolismo e diabetes do Beth Israel Deaconess Medical Center, Harvard School of Medicine, com ênfase nas interações imuno-metabólicas. Atualmente, é professor livre docente de Imunologia no Departamento de Genética, Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biologia da UNICAMP. Membro afiliado da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e pesquisador 1D do CNPq.
TIAGO MINEO
Professor Associado de Imunologia (UFU, 2008-), Médico Veterinário, doutor em Patologia Animal pela FCAV/UNESP (2007), Pos-doc pela FMRP/USP (2007-2008) e Professor Visitante no MIMG/UCLA (2018-2020). Pesquisa científica com ênfase na relação protozoário-hospedeiro, onde busca respostas sobre o perfil de imunidade e fatores de virulência em infecções experimentais e naturais.
NAVEGUE PELOS TEMAS
- Apaixonados por Imunologia
- Comunicado
- Conteúdo Publicitário
- Curso
- Dept. Imunologia Clínica
- Dia da Imunologia
- Dia Internacional da Imunologia
- Divulgação científica
- Edital
- Especial
- Especial Dia da Imunologia
- Especial Doença de Chagas
- Eventos
- Exposição COVID-19 da SBI
- História da Imunologia no Brasil
- Immuno 2018
- Immuno2019
- Immuno2021
- Immuno2022
- Immuno2023
- IMMUNOLAC
- Immunometabolism2022
- Imune
- Imune - o podcast da SBI
- ImunoWebinar
- Institucional
- IUIS
- Luto
- NeuroImmunology 2024
- Nota
- Nota Técnica
- Notícia
- o podcast da SBI
- Oportunidades
- Outros
- Parecer Científico
- Pesquisa
- Pint of Science 2019
- Pint of Science 2020
- Política Científica
- Sars-CoV-2
- SBI 50 ANOS
- SBI.ImunoTalks
- Sem categoria
- Simpósio
- SNCT 2020
- SNCT 2022
- Webinar
- WORKSHOP
Receba o SBI na rede
Informativo mensal da SBI
Imprensa
Contato direto com a assessoria