SBI apoia a nota divulgada pelos Comitês assessores do CNPq contra o corte de verbas destinadas à ciência
11 de outubro de 2021
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) endossa e apoia a nota divulgada pelos Comitês assessores do CNPq contra o corte de verbas destinadas à ciência.

Leia a nota:

 

“Comitês assessores do CNPq se posicionam contra corte de verbas”

 

Os Comitês Assessores de Biotecnologia, Biofisica, Bioquimica, Farmcologia, Fisiologia e Neurociências; Genética; Morfologia; Imunologia; e Microbiologia e Parasitologia do CNPq - e outros que ainda poderão aderir a esse comunicado - receberam com estarrecimento as notícias de que o Ministério da Economia do Governo Federal impôs um corte de 92% nos recursos destinados à ciência, conforme amplamente divulgado na grande mídia.

 

Serão extremamente negativos os impactos que essa ação terá sobre a ciência brasileira, afetando a soberania do país e aumentando ainda mais nossa dependência de conhecimento e insumos importados de outras nações. Essa ação também coloca em descrédito o futuro da ciência do país, pois passa para nossos cientistas e sociedade em geral a forte impressão de que Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico não são ações prioritárias no Brasil. É inquestionável que ações como essa também nos desacreditam perante nossos colaboradores internacionais, uma vez que tornar-se-á clara nossa incapacidade de honrar compromissos e metas estabelecidas em conjunto com nossos parceiros. 

 

A curto prazo, essa ação coloca em xeque nossa busca de décadas por excelência científica. A insegurança sobre a capacidade que o CNPq terá de honrar seus editais de bolsas e o recém-lançado Edital Universal se instalou sobre avaliadores e candidatos a financiamento. 

 

Não há soberania nem crescimento econômico dissociados de geração de conhecimento e desenvolvimento tecnológico, conforme amplamente vivenciado pelos países que tratam ciência como prioridade. A ação do Ministério da Economia nos passa mensagens muito negativas: torna inviável a manutenção das atividades científicas do país, e informa a todos que o Governo Federal entende que Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico são irrelevantes no Brasil.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025