SBI lança jogo interativo: Imunópolis, a cidade contra a febre amarela
31 de maio de 2022
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Imagine o cenário: a cidade de Imunópolis está com um surto de febre amarela e você, como Secretário(a) da Saúde, precisa tomar a decisão de como enfrentar essa situação. Para isso, terá a ajuda de cinco especialistas de diferentes áreas: um imunologista, um infectologista, um médico, um assessor de imprensa e a secretária de finanças. Cada um deles tem uma solução diferente e argumentos para te convencer, mas apenas você pode decidir como salvar a cidade de Imunópolis.

Esse é o princípio do jogo desenvolvido sob a orientação dos imunologistas Claudia Brodskyn (Fiocruz-Bahia), Daniela Santoro Rosa (UNIFESP), Ana Paula Lepique (USP) e Helder Nakaya (Hospital Israelita Albert Einstein). O projeto foi idealizado por Diretorias anteriores da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e teve como objetivo desenvolver um modelo diferente e interativo para ensinar imunologia, colocando o aluno em uma situação prática e real.

“A ideia desse jogo foi mostrar que compreender a imunologia é fundamental para tomar uma decisão correta durante uma  crise sanitária, como é o exemplo do surto de febre amarela em Imunópolis. No jogo são apresentadas diferentes visões ‘extremas’ de como tentar resolver um problema focando no aspecto econômico, no vírus, ou nos pacientes infectados. Várias medidas podem ajudar e devem ser combinadas, mas em algumas situações há sim uma estratégia melhor”, explicou Nakaya.

 

O projeto foi desenvolvido de forma voluntária pelos professores e seus alunos, recebendo o apoio do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) para a realização das filmagens.

 

Você pode conferir o resultado final e jogar gratuitamente clicando aqui.

 

A SBI agradece a todos os envolvidos, direta e indiretamente, que contribuíram com o projeto, em especial à:

Ana Paula Lepique;

André Guilherme Costa Martins;

Bianca da Silva Almeida;

Claudia Brodskyn;

Daniel Manzoni de Almeida; 

Daniela Santoro Rosa;

Edgar Ruz Fernandes; 

Fernando Bandeira Sulczewski;

Helder Nakaya; 

Juliana Apostólico;

Maria Luiza de Morais Barreto Chaves;

Michelangelo Gonzatti; 

Patrícia Gonzalez;

Pedro Teixeira; 

Ricardo Wesley; 

Verônica Coelho.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Uma via imunoendócrina dependente de IFN-γ promove redução da glicemia para potencialização da resposta imunológica antiviral
SBI Comunicação
04 de novembro de 2024
Restrições alimentares e hídricas aumentam a suscetibilidade a patógenos resistentes a antimicrobianos
SBI Comunicação
04 de novembro de 2024
A descoberta dos microRNAs e sua função na regulação da expressão gênica levou o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina 2024
SBI Comunicação
08 de outubro de 2024