Compreender como o sistema imunológico responde em diferentes partes do corpo é muito importante para entender como diversas doenças se desenvolvem. No entanto, é difícil obter amostras de órgãos doentes com segurança, especialmente quando trata-se de órgãos vitais.
Em um estudo publicado na Frontiers in Immunology, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e colaboradores avaliaram comparativamente a expressão de diversas moléculas associadas à resposta imunológica no sangue e no coração de pacientes com a forma cardíaca da doença de Chagas. Esta condição debilitante e muitas vezes fatal é causada pela infecção pelo protozoário Trypanosoma cruzi.
As amostras de sangue coletadas foram analisadas por meio da plataforma Bio-Plex, e o Gene Expression Omnibus (GEO) foi utilizado para determinar o perfil de expressão gênica dessas mesmas moléculas no tecido cardíaco de pacientes com a forma cardíaca da doença de Chagas e em indivíduos sadios.
O grupo observou que 75% dos fatores solúveis avaliados no plasma exibiram uma relação consistente com os seus níveis de expressão gênica no tecido cardíaco de pacientes com a doença de Chagas. Sendo assim, a análise das interações e vias de sinalização relacionadas a essas moléculas revelou uma super-representação das vias inflamatórias em ambos os compartimentos, sanguíneo e cardíaco.
“Este estudo mostrou uma forte correlação entre moléculas imunológicas relevantes e suas vias de sinalização no sangue e no tecido cardíaco de pacientes com a cardiopatia decorrente da doença de Chagas. Isso valida o uso do sangue como meio não invasivo para a compreensão da imunopatologia e identificação de marcadores de disfunção cardíaca na doença de Chagas”, explica Walderez Dutra, coordenadora do estudo.
Acesse o artigo neste link.
Autores: Thaiany G. Souza-Silva, Eula G. A. Neves, Carolina Koh, Andrea Teixeira-Carvalho, Silvana Silva Araujo, Maria do Carmo Pereira Nunes, Juliana de Assis Silva Gomes, Kenneth J. Gollob e Walderez Ornelas Dutra.
- Apaixonados por Imunologia
- Comunicado
- Conteúdo Publicitário
- Curso
- Dept. Imunologia Clínica
- Dia da Imunologia
- Dia Internacional da Imunologia
- Divulgação científica
- Edital
- Especial
- Especial Dia da Imunologia
- Especial Doença de Chagas
- Eventos
- Exposição COVID-19 da SBI
- História da Imunologia no Brasil
- Immuno 2018
- Immuno2019
- Immuno2021
- Immuno2022
- Immuno2023
- Immuno2025
- IMMUNOLAC
- Immunometabolism2022
- Imune
- Imune - o podcast da SBI
- ImunoWebinar
- Institucional
- IUIS
- Luto
- NeuroImmunology 2024
- Nota
- Nota Técnica
- Notícia
- o podcast da SBI
- Oportunidades
- Outros
- Parecer Científico
- Pesquisa
- Pint of Science 2019
- Pint of Science 2020
- Política Científica
- Sars-CoV-2
- SBI 50 ANOS
- SBI.ImunoTalks
- Sem categoria
- Simpósio
- SNCT 2020
- SNCT 2022
- Webinar
- WORKSHOP