Imunologista da SBI comenta sobre a relação dos inflamassomas e a COVID-19
08 de julho de 2021
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Você sabe o que são os inflamassomas? E qual seria a relação deles com a Covid-19? Essas estruturas têm ganhado cada vez mais destaque nas pesquisas, especialmente durante a pandemia.

Na coluna VivaBem UOL, a jornalista Lúcia Helena de Oliveira, com a participação da imunologista Karina Bortoluci (UNIFESP), vice-presidente da SBI, explica em um texto bastante didático o funcionamento dos inflamassomas e sua relação com a COVID-19.

"Estudos, como o da USP de Ribeirão Preto, já identificaram a presença de inflamassomas contra o SARS-CoV-2 ativados na necrópsia de pessoas que morreram de COVID-19", comenta na matéria Karina Bortoluci, referindo-se aos trabalhos do grupo de seu colega, o imunologista Dario Zamboni (USP/RP), membro da diretoria da SBI.

A matéria completa está disponível neste link.

Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025