REGIONAIS

REGIONAIS

As representações regionais da SBI têm papel fundamental na divulgação, organização e centralização de ações locais, além de serem uma ponte para que a entidade tenha maior conhecimento sobre as expertises de cada região do Brasil. Entre os objetivos estão a ampliação do diálogo entre as diversas regiões do país, a facilitação da comunicação entre os associados e a potencialização do alcance da SBI e da imunologia junto à sociedade.

 

Regional NORDESTE-NORTE

Coordenadora: Juliana Zuliani (Fiocruz Rondônia)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9093880214338747

Graduada em Odontologia pela Universidade do Sagrado Coração (1997), mestrado em Imunologia pela Universidade de São Paulo/USP (2001) e doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo/USP (2005) e especialização em Imagenologia-dento-maxilo-facial pela Universidade de Campinas/UNICAMP (2003). Ingressou em 2005 como Pesquisador do Instituto Butantan (PqC-I). Atualmente é Pesquisador em Saúde Pública Titular III da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ Rondônia) antigo Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (IPEPATRO) e Prof. Associado IV do Dep. de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Além disso integra o quadro de docentes permanentes da Pós-graduação em Biotecnologia (PGBIONORTE) da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (REDE BIONORTE), da Pós-graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP) do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Rondônia e da Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da FIOCRUZ-RJ. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo dos mecanismos pró-inflamatórios de venenos e toxinas isoladas de venenos animais e mecanismos anti-inflamatórios de produtos naturais. Líder do Diretório de grupos de pesquisa: Imunofarmacologia e Toxicologia de Componentes Bioativos Naturais e Inibidores.

 

Vice-coordenador: Allyson Guimarães da Costa (UFAM)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7531662673281014

Enfermeiro com Especialização em Enfermagem em Infectologia, Mestrado em Imunologia Básica e Aplicada e Doutorado em Doenças Tropicais e Infecciosas. Realizou Estágio de Pós-Doutorado na área de Imunologia Básica e Aplicada Ciências da Saúde. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Pesquisador colaborador na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) e na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Adicionalmente, é Docente Permanente/Colaborador dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf/UEPA/UFAM), Ciências Aplicadas à Hematologia (PPGH/UEA/HEMOAM), Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA/UFAM) e Medicina Tropical (PPGMT/UEA/FMT-HVD), bem como da Residência Multiprofissional em Atenção à Oncologia com Ênfase em Onco-hematologia da Fundação HEMOAM. Desenvolve pesquisas na área de Imunologia e Epidemiologia das doenças oncohematológicas, tropicais e infecciosas e orientou, até o momento, 5 alunos de doutorado, 30 alunos de mestrado e 46 alunos de iniciação científica. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA/UFAM), Vice-Coordenador da Regional Norte-Nordeste da Sociedade Brasileira de Imunolgia (SBI) e Líder do Grupo Amazônico de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde (Amazon InterScience).

Regional CENTRO-OESTE

Coordenadora: Kelly Grace Magalhães (UnB)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7085425285258517

Graduada em Ciências, realizou aperfeiçoamento científico em Biologia Molecular pelo Centro de Pesquisas René Rachou – Fiocruz (2002), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2005) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz com doutorado sanduiche pela Harvard Medical School (2009). Em 2009, foi laureada com a prestigiosa Pew Latin American in Biomedical Sciences. Realizou o pós-doutorado na Harvard Medical School de 2009 a 2012. Atualmente Dra. Kelly é professora e pesquisadora da Universidade de Brasília, coordenando o Laboratório de Imunologia e Inflamação (LIMI). Tem experiência na área de Imunologia, Biologia Celular e Biologia Molecular com ênfase no entendimento dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resposta inflamatória e imunológica em doenças infecciosas, nutrição, obesidade e câncer. Dra. Kelly Magalhaes é membro da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), American Association for Cancer Research (AACR) e The Obesity Society (TOS).

Vice-coordenador: James Venturini (UFMS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6087443445790715

Biólogo (UNESP), mestre e doutor em Doenças Tropicais (UNESP), com estágios de Doutorado-Sanduíche e Pós-Doutorado Júnior na RWTH Aachen University, Alemanha. É Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAMED/UFMS), onde é responsável pela disciplina de Imunologia, coordena o Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias (LabDIP) e atua como curador da Coleção Microbiológica de Mato Grosso do Sul. É docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Doenças Tropicais (Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP) e em Doenças Infecciosas e Parasitárias (PPGDIP/UFMS), programa do qual foi coordenador, tendo alcançado Conceito 6 na avaliação da CAPES. Desenvolve pesquisas nas áreas de imunologia e diagnóstico de doenças infecciosas, com ênfase em micoses sistêmicas, interação hospedeiro-patógeno e vigilância laboratorial. É Pesquisador de Produtividade do CNPq e atua como Coordenador-Geral da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência (RNEC).

 

Regional SUDESTE

Coordenador: Leonardo Holanda Travassos Corrêa (UFRJ)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0909463772935505

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1994-1995), mestrado em Bacteriologia Clínica pela UERJ (1998-2001) e Doutorado pelo Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)/Departamento de Biologia Celular e Infecção do Instituto Pasteur, Paris (2001-2005). Fez seu estágio de Pós-Doutorado no Departamento de Imunologia da Universidade de Toronto, Canadá (2006-2010). Desde 2010 é Professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, sendo desde 2014 chefe do Laboratório de Imunoreceptores e Sinalização (LIRS) no Programa Temático de Imunobiologia, do qual foi vice-coodenador (2015/2017) e coordenador (2017-2021). Foi Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ (2012-2015) e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ (2018-atual) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq Nível 1D (2016-atual). Foi Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2015-2019) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pequisa da UFRJ tendo sido o coordenador geral da Semana de Integração Acadêmica (2020-2023). Tem como linha de pesquisa a autofagia, com foco nos mecanismos relacionados à resposta a patógenos intracelulares. Publicou 45 artigos em periódicos científicos (Citações: 10.252; Índice H: 25), tendo orientado 6 estudantes de Doutorado, 7 de Mestrado, 12 de Iniciação Científica e 1 estágio de Pós-doutoramento. Tem participação ativa no CNPq e na FAPERJ como consultor ad-hoc e na Sociedade Brasileira de Imunologia como coordenador do Comitê de avaliação de resumos do Congresso Brasileiro de Imunologia (2016, 2022, 2023 e 2024) e na Sociedade Brasileira de Microbiologia como coordenador da área Parasito-Hospedeiro (2019-2021). Atuou como organizador do Workshop on Inflammation 2018 e 2020 e 2021.

Vice-coordenadora: Larissa Dias da Cunha (FMRP-USP)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4127831266679891

Professora Doutora do Departamento de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos (FMRP-USP). Pós-Doutorado no St. Jude Children’s Research Hospital (Memphis, TN, USA) (2014-2017). Pós-Doutorado pelo Dpto. de Biologia Celular e Molecular e Bioagentes Patogênicos na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP)(2012-2014). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2003-2007) e Doutorado Direto em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – FMRP/USP (2007-2012). Atua na área de Biologia Celular e Molecular e Imunidade Inata, com ênfase nos mecanismos moleculares de regulação da resposta imune inata e seus efeitos na patogênese de doenças inflamatórias e do câncer, assim como na relação patógeno-hospedeiro.

Regional SUL

Coordenador: Wander Rogério Pavanelli (UEL)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4865442218008282

Pós-doutor em Imunoparasitologia 2010 (Universidade Estadual de Londrina-UEL), Doutor em Imunologia 2008 (Faculdade de Medicina -Universidade de São Paulo-USP), Mestre em Patologia 2005 (Universidade Estadual de Londrina-UEL), Graduado em Ciências Biológicas 2003 (Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE). Atualmente é Professor livre-docente do departamento de Imunologia, Parasitologia e Patologia Geral (IPPG) e Pesquisador na Universidade Estadual de Londrina. É docente (membro permanente) nos Programas de Mestrado e Doutorado em: Patologia Experimental (CCB-UEL)(CAPES 7) e Biociência e Biotecnologia (ICC-Fiocruz) (CAPES 5). Já foi Coordenador do Colegiado de Farmácia (2014-15), Vice-coordenador (2013-16) e Coordenador do curso de Mestrado e Doutorado em Patologia Experimental (2017-2021). Também já foi chefe de departamento (2021-23), e está no segundo mandato (2024-26). É membro do Comitê de Ações Estruturantes e Inovação da UEL. É consultor “ad hoc” das seguintes agências de fomento: FAPES, FAPEMIG, CAPES, CNPq e FIOCRUZ, Fundação Araucária e UEL. Atualmente é Editor das revistas: Frontiers, Antioxidants e Pathogens, e revisor de inúmeras (39) revistas internacionais. Também é o Coodenador da regional sul da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI). Tem experiência nas áreas de Imunologia, Parasitologia e Patologia, com ênfase em doenças parasitárias como: Doenças de Chagas, Leishmaniose, Toxoplasmose e Esquistossomose. Também investiga novas terapias para o tratamento do Câncer. Foi bolsista produtividade da Fundação Araucária-Pr (2012/2013 e 2014/2016), e do CNPq (2016-2019) (2019-2021). Atualmente é Bolsista de Produtividade 1D – Comitê de Imunologia (2022 a 2026). e membro do Comitê avaliador do Ministério da Saúde/SUS e dos Comitês Acessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária 2025-28.

Vice-coordenadora: Fabíola Branco Filipin Monteiro (UFSC)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6430964353392801

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), com mestrado em Farmácia pela mesma instituição (2004) e doutorado em Farmácia – Análises Clínicas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (2011). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Farmácia (2012- 2013). Foi Professora Visitante no Institute of Metabolic Science da University of Cambridge pelo Programa CAPES PrInt (2020), onde também atuou como coordenadora do Subprojeto CAPES PrInt. Atualmente, é Professora Associada no Departamento de Análises Clínicas e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres HUmanos da UFSC. Coordena o Laboratório de Imunobiologia do Tecido Adiposo. É membro da Sociedade Brasileira de Imunologia.

Receba o SBI na rede

Informativo mensal da SBI

    Imprensa

    Contato direto com a assessoria

    (11) 3034-2632