REGIONAIS

REGIONAIS

As representações regionais da SBI têm papel fundamental na divulgação, organização e centralização de ações locais, além de serem uma ponte para que a entidade tenha maior conhecimento sobre as expertises de cada região do Brasil. Entre os objetivos estão a ampliação do diálogo entre as diversas regiões do país, a facilitação da comunicação entre os associados e a potencialização do alcance da SBI e da imunologia junto à sociedade.

 

Regional NORDESTE-NORTE

Coordenadora: Luciana Santos Cardoso (UFBA)

Contato:  lucianac@ufba.br

Graduada em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal da Bahia (2001), Mestrado em Imunologia (2005) e Doutorado em Imunologia (2009), ambos pelo Programa de Pós Graduação em Imunologia/UFBA. Foi bolsista de Pós Doutorado pelo CNPq (PDJ/CNPq) de 2010 a 2011 e bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI-A) de 2012 a 2013. Bolsista de produtividade 2 do CNPq na área de imunologia. Tem experiência na área de Imunologia Básica, Clínica e Parasitologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Identificação de antígenos derivados de helmintos com potencial modulatório da resposta imune na asma e na leishmaniose. É Professora Associada de Imunologia do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia, Universidade Federal da Bahia. É Pesquisadora Associada do Serviço de Imunologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, Universidade Federal da Bahia. Foi Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Farmácia (PPGFAR/UFBA) entre 2020-2022, onde ainda atua como docente permanente. É professora permanente do Programa de Pós Graduação em Imunologia (PGIm/ICS/UFBA), desde 2013. É membro do Comitê de Assessoramento e Avaliação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Membro da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) desde 2005, eleita Coordenadora da Regional Norte-Nordeste da SBI para o biênio 2023-2024.

 

Vice-coordenadora: Selma Maria Bezerra Jeronimo (UFRN)

Contato: selma.jeronimo@ufrn.br

Professora Titular do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); está como Diretora do Instituto de Medicina Tropical do Rio Grande do Norte e atual Presidente da Academia de Medicina do Rio Grande do Norte. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (2018-2020); é Sócia Honorária da American Society of Tropical Medicine and Hygiene e Membro da Academia de Ciências da América Latina. Formou-se em Ciências Biológicas em 1981 e em Medicina, em 1986, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Realizou mestrado e doutorado em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo, com foco na ontogênese de glicosaminoglicanos em invertebrados. Foi bolsista Fulbright na University of Virginia, na Divisão de Doenças Infecciosas. Iniciou atividades de docência na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, em 1990. Tem trabalhado visando compreender os determinantes de adoecimento em doenças infecciosas e não infecciosas, com foco em leishmaniose, hanseníase, arboviroses, pré-eclâmpsia e, mais recentemente, COVID19. Tem liderado a força-tarefa para enfrentamento da COVID19 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com realização de testes moleculares e avaliação clínica, além de realização de pesquisas examinando filogênese do SARS-COV2 e evolução clínica das pessoas afetadas. Mantém colaboração com a University of Virginia, University of Iowa, Johns Hopkins e Weill Cornell Medical College.

Regional CENTRO-OESTE

Coordenadora: Ana Paula Junqueira Kipnis (UFG)

Contato: ana_kipnis@ufg.br

É pesquisador do CNPq desde 2005. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (1989), mestrado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1998). Pós- doutorado (2001 a 2003) na Colorado State University- CO- USA, sendo bolsista do NIH. Estágio senior/ pos-Doc no Einstein Hospital of Medicine, New York, USA (2012). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Goiás onde trabalha desde 1992, orientador de mestrado e doutorado nos Programas de Medicina Tropical e Saúde Pública (CAPES 6) e de Doutorado no Programa de pós-graduação em Biotecnologia e Biodiversidade (Capes 4). Tem atuado em estudos de desenvolvimento de novas vacinas para tuberculose e novos métodos de diagnóstico. Apresenta diversos trabalhos premiados a serem mencionados: Recebeu da Câmara Municipal de Goiânia a Comenda Professor Colemar Natal e Silva pelos honoríficos serviços prestados ao ensino superior; Menção honrosa no Senado Federal pelo desenvolvimento de uma vacina para tuberculose e Prêmio Sanofi de inovação em ciência. É membro da Sociedade Brasileira de Imunologia desde 1990, onde participou como conselheira de algumas gestões. É membro da REDE TB desde 2001, onde tem atuado como coordenadora de áreas como diagnóstico e vacinas. Idealizou e fundou a REDE GOIANA DE PESQUISA EM TUBERCULOSE em 2006, onde diversos membros têm encontrado formação de qualidade e prestado importante serviços de extensão para contribuir com o conhecimento e controle da tuberculose. É coordenadora do Laboratório de Imunologia das Doenças Infecciosas do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Biotecnologia para o desenvolvimento de novas vacinas e drogas contra Mycobacterium tuberculosis, e outras micobacterioses. Resposta imune na obesidade e os fatores de risco que associam diabetes, obesidade e tuberculose.

 

Vice-coordenadora: Kelly Grace Magalhães (UnB)

Contato: kellymagalhaes@unb.br

Bióloga, realizou aperfeiçoamento científico em Biologia Molecular pelo Centro de Pesquisas René Rachou – Fiocruz (2002), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2005) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz com doutorado sanduiche pela Harvard Medical School (2009). Em 2009, foi laureada com a prestigiosa Pew Latin American in Biomedical Sciences. Realizou o pós-doutorado na Harvard Medical School de 2009 a 2012. Atualmente Dra. Kelly é professora e pesquisadora da Universidade de Brasília, coordenando o Laboratório de Imunologia e Inflamação (LIMI). Tem experiência na área de Imunologia, Biologia Celular e Biologia Molecular com ênfase no entendimento dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resposta inflamatória e imunológica em doenças infecciosas, nutrição, obesidade e câncer. Dra. Kelly Magalhaes é membro da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), American Association for Cancer Research (AACR) e The Obesity Society (TOS).

Regional SUDESTE

Coordenador: Tiago Wilson Patriarca Mineo (UFU)

Contato:  tiago.mineo@ufu.br

Professor de Imunologia da Universidade Federal de Uberlândia desde 2008, possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Patologia Animal pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Pós-doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2008), em Imunologia Celular. Atuou como Professor Visitante no Departamento de Microbiologia, Imunologia e Genética Molecular da Universidade da California, Los Angeles (2018-2020). Tem como foco de pesquisa o estudo da Relação Parasita-Hospedeiro, utilizando infecções experimentais e naturais para determinar o perfil de resposta imune elicitado e fatores de virulência de protozoários de interesse veterinário, como Neospora caninum, Toxoplasma gondii, Leishmania sp. e Trypanosoma cruzi.

 

Vice-coordenadora: Lis Ribeiro do Valle Antonelli (Fiocruz Minas)

Contato: lis.antonelli@fiocruz.br

Graduada em Ciências Farmacêuticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998), Mestrado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (2001), Doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e Pós-doutorado em Imunologia pelo Laboratory of Parasitic Diseases, NIAID, NIH. Atualmente é Pesquisadora Adjunta do IRR, Fundação Oswaldo Cruz e Professora Adjunta Associada da Universidade de Massachusetts. No campo docente atua como orientadora nos programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde (CAPES 7) da Fiocruz-MG e Imunologia e Bioquímica da Universidade Federal de Minas Gerias (CAPES 7). Atua como assessora científica da Plataforma de Citometria de Fluxo da Fiocruz-MG. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação da resposta imune, subpopulações de células T e monócitos. Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2013-2017).

Regional SUL

Coordenador: Pedro Roosevelt Torres Romão (UFSCPA)

Contato: pedror@ufcspa.edu.br

Possui graduação em Farmácia, Mestrado e Doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Atualmente é Prof Associado da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre-RS (UFCSPA). Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e PPG em Biociências da UFCSPA. Tem experiência na área de Imunologia e imunoparasitologia, ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV, Imunoregulação em doenças infecciosas, inflamação, biomarcadores e COVID-19. É coordenador do PPG Ciências da Saúde da UFCSPA e coordenador da Regional Sul da SBI. (Sociedade Brasileira de Imunologia).

 

Vice-coordenador: Wander Rogério Pavanelli (UEL)

Contato: wanderpavanelli@yahoo.com.br

Pós-doutor em Imunoparasitologia 2010 (Universidade Estadual de Londrina-UEL), Doutor em Imunologia 2008 (Faculdade de Medicina -Universidade de São Paulo-USP), Mestre em Patologia 2005 (Universidade Estadual de Londrina-UEL), Graduado em Ciências Biológicas 2003 (Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE). Atualmente é Professor Associado B do departamento de Ciências Patológicas e Pesquisador na Universidade Estadual de Londrina. É docente (membro permanente) nos Programas de Mestrado e Doutorado em: Patologia Experimental (CCB-UEL)(CAPES 7), Ciências da Saúde (CCS-UEL) (CAPES 5) e Biociência e Biotecnologia (ICC-Fiocruz) (CAPES 5). Já foi Coordenador do Colegiado de Farmácia (2014-15), Vice-coordenador (2013-16) e Coordenador do curso de Mestrado e Doutorado em Patologia Experimental (2017-2021). Atualmente é chefe do Departamento de Ciências Patológicas/CCB UEL e membro do Comitê de Ações Estruturantes e Inovação da UEL. É consultor “ad hoc” das seguintes agências de fomento: FAPES, FAPEMIG, CAPES, CNPq, Fundação Araucária e UEL, e também representante junto a SBI da regional SUL. Atualmente é Editor das revistas: Frontiers, Antioxidants e Pathogens, e revisor de inúmeras (39) revistas internacionais. Tem experiência nas áreas de Imunologia, Parasitologia e Patologia, com ênfase em doenças parasitárias como: Doenças de Chagas, Leishmaniose, Toxoplasmose e Esquistossomose. Também investiga novas terapias para o tratamento do Câncer. Foi Bolsista Produtividade da Fundação Araucária-Pr (2012/2013 e 2014/2016), e do CNPq (2016-2019) (2019-2021). Atualmente é Bolsista de Produtividade 1D – Comitê de Imunologia (2022 a 2026). 

Receba o SBI na rede

Informativo mensal da SBI

    Imprensa

    Contato direto com a assessoria

    (11) 3034-2632