Plataforma online possibilita monitoramento dos casos de Covid-19 no Brasil
05 de abril de 2021
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus
Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade do Chile desenvolveu uma ferramenta online de georreferenciamento que pode auxiliar na vigilância de epidemias, como a de Covid-19, ao permitir visualizar a geolocalização ao longo do tempo de casos de infecção, de óbito ou de pessoas vacinadas contra a doença no Brasil. A plataforma possibilita aos gestores de saúde rastrear surtos ou a distribuição de vacinas em diferentes níveis, como em um estado, cidade, bairro, rua e até mesmo em um edifício residencial.
“A ferramenta foi criada para facilitar a visualização de dados epidemiológicos por gestores de saúde e, desse modo, ajudá-los a identificar de forma dinâmica mudanças na evolução da epidemia, como aumento do número de infectados em uma região, rastrear surtos em tempo real e tomar decisões para minimizar os efeitos”, afirmou em entrevista à Agência Fapesp, Helder Nakaya, vice-diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF-USP) e coordenador do projeto.
A ferramenta, chamada Outbreak, foi desenvolvida com apoio da Fapesp, está disponível gratuitamente e foi descrita em um artigo publicado na plataforma arXiv, ainda sem revisão por pares.
> Saiba mais sobre a Outbreak na matéria da Agência Fapesp: https://mla.bs/da8c7edb
Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
O DNA mitocondrial liberado pelas células tumorais senescentes potencializa a imunossupressão das células mieloides através da via do cGAS-STING
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Infecções virais respiratórias podem despertar células de câncer de mama dormentes no pulmão
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025
Estresse crônico promove elevada permeabilidade intestinal e induz a produção de IL-22 que contraregula a ansiedade via neurônios
SBI Comunicação
29 de agosto de 2025