Retrospectiva SBI 2021
20 de dezembro de 2021
COMPARTILHAR Facebook Twiter Google Plus

Confira abaixo alguns highlights do ano

Immuno 2021 - evento realizado de forma inédita 100% online

Aconteceu, entre os dias 26 e 28 de setembro, o 45º Congresso Anual da SBI, o IMMUNO 2021. De forma inédita, o congresso foi realizado totalmente online. 

A programação científica reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros abordando diferentes aspectos da resposta imune, incluindo imunometabolismo; imunidade a infecções; imunologia tumoral; imunologia de mucosa; microbioma; biologia de sistemas; morte celular; sensores inatos; neuroinflamação e é claro COVID-19, da resposta imune ao SARS-CoV-2 à patogênese da doença, passando pelas vacinas.

Saiba mais neste link

 

Cursos online

Em 2021, a SBI promoveu três cursos online: "Imunoterapias: dos conceitos básicos às aplicações clínicas" (maio), "A pandemia COVID-19: o que os cientistas brasileiros estão fazendo" (maio-junho) e “Imunometabolismo” (agosto). Todos os cursos foram realizados através da plataforma Zoom e com condições especiais para os associados se inscreverem.

 

Eleição diretoria gestão 2022-2023

No dia 1º de julho aconteceu a Assembleia Extraordinária da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), onde foi realizada a contagem dos votos para a eleição da Diretoria do próximo biênio (2022-2023) e Conselho Deliberativo.

A próxima presidente da SBI será a imunologista Ana Maria Caetano Faria, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o vice-presidente Alexandre Salgado Basso, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Os demais membros que compõem a diretoria são: Walderez Ornelas Dutra (UFMG) como secretária geral; João Trindade Marques (UFMG) como primeiro secretário e Tatiani Uceli Maioli (UFMG) como tesoureira.

Mais informações neste link.

 

Segunda temporada do "IMUNE, o podcast da SBI"

Produzida por especialistas da SBI, a temporada 2021 é formada por seis episódios. A equipe de apresentadores conta com os imunologistas Camila Indiani (Fiocruz-Bahia), Helder Nakaya (Hospital Albert Einstein) e Karina Bortoluci (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP). Os convidados de 2021 foram os cientistas: Cristina Bonorino (UFCSPA), Luiz Vicente Rizzo (Hospital Albert Einstein), Dario Zamboni (FMRP-USP), Jean Pierre Schatzmann Peron (USP), Angélica Thomaz Vieira (UFMG) e Ester Sabino (USP).

Todos os episódios estão disponíveis no link: https://spoti.fi/3zowhqv.

 

Webinars patrocinados

Em 2021, a SBI - em parceria com empresas patrocinadoras, promoveu diversos webinars científicos gratuitos em suas redes sociais. Clique no links para assistir:

  • BD Biosciences - link
  • Beckman Coulter Life Sciences - link
  • Pensabio - link

 

Immunolac

Neste ano foi iniciada a série de webinars IMMUNOLAC (Immunology in Latin American and Caribbean Countries) - uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e da Latin American and Caribbean Association for Immunology (ALACI). As transmissões do evento acontecem ao vivo no canal do YouTube da SBI.

Clique aqui para assistir às gravações dos webinars.

 

Dia Internacional da Imunologia 2021

No dia 29 de  abril foi comemorado o Dia Internacional da Imunologia, o tema deste ano sugerido pela International Union of Immunological Societies (IUIS) foi “COVID-19”. E para celebrar a data, a SBI preparou uma série de atividades focadas na atualização e divulgação de pesquisas recentes a cerca da pandemia, além de outras propostas para exaltar a importância da pesquisa na área: publicações especiais no SBlogI, SBI Imuno Talks com cientistas renomados, episódio novo do podcast Imune, divulgação de curso, mesa-redonda e outras ações.

 

Participação na campanha Todos Pelas Vacinas

A SBI apoiou a campanha que também teve a participação de outras sociedades científicas e entidades. O objetivo da ação foi criar um espaço para diálogo com a população por meio de conteúdos preparados por especialistas, assim como um ambiente virtual para envio de dúvidas sobre a imunização contra a COVID-19.

 

Imunologistas em defesa da Ciência

No mês de outubro, aconteceu a mesa-redonda “Imunologistas em defesa da Ciência”, com os pesquisadores Ana Caetano Faria (UFMG), Cláudia Brodskyn (Fiocruz-Bahia) e João Viola (INCA). O evento integrou a mobilização em defesa da ciência organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Coincidindo com o Dia do Professor, a ideia foi de mobilizar a comunidade em um movimento em defesa da CT&I e Educação no País.

Clique aqui para assistir.

 

Notas, posicionamentos e política científica

Em 2021, a SBI emitiu notas e apoiou posicionamentos de outras entidades sobre aspectos da COVID-19. As notas foram divulgadas tanto entre especialistas quanto para a população em geral, através das redes sociais e imprensa. São elas:

  • Nota da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) sobre a eficácia das vacinas para a COVID-19: link  
  • Nota conjunta da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e da Sociedade Brasileira de Virologia (SBV) sobre a importância das duas doses das vacinas estudadas para COVID-19: link
  • Nota da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) sobre áudio contra as vacinas para Covid-19, divulgado em rede social: link
  • Nota da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) sobre a inclusão de cientistas nos grupos prioritários para vacinação contra COVID-19: link
  • SBI apoia a nota divulgada pela FeSBE em defesa da CAPES: link
  • SBI apoia a nota divulgada pelos Comitês assessores do CNPq contra o corte de verbas destinadas à ciência: link
  • Nota da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) contra a fake news que associa vacinação contra COVID-19 e HIV: link
Usuário
PUBLICADO POR
SBI Comunicação
CATEGORIA DO COLABORADOR
ver todos os artigos desse colunista >
OUTRAS NOTÍCIAS
Como o estresse pode desregular os neutrófilos e agravar o câncer?
SBI Comunicação
25 de março de 2024
Desvendando a resposta antitumoral: Células TCD8+ utilizam a rota do NKG2D no combate a tumores cerebrais
SBI Comunicação
24 de janeiro de 2024
Células T CD8+ virtuais de memória na alopecia areata: um desafio cabeludo
SBI Comunicação
28 de novembro de 2023